fbpx
Início Arquitetura Arquitetura 11 edifícios espetaculares com vidros refletivos

11 edifícios espetaculares com vidros refletivos

1

Arquitetos possuem o poder de transformar o espaço em algo único. Eles podem recuperar ambientes públicos e melhorar a qualidade de vida dos moradores de uma cidade, ou então fazer o abstrato se tornar concreto.

Recentemente uma das modificações propostas pela arquitetura moderna é esticar o céu até o seu limite usando janelas revestidas de vidros refletivos para que um edifício seja considerado menos um bloco padrão, e mais uma estrutura sensível ao seu ambiente.

Para apresentar toda a beleza deslumbrante dessas verdadeiras obras de arte, a Revista Architectural Digest preparou uma lista com 11 edifícios espetaculares com vidros espelhados ao redor do globo. Confira!

 

Filarmónica de Elba

A Filarmónica de Elba é uma sala de concertos localizada em Hamburgo, na Alemanha. Projetada pelo estúdio suíço Herzog & de Meuron, o edifício ao lado do Rio Elba inclui apartamentos nos andares superiores, além de atrair multidões devido a sua fachada.

vidros-reflexivos-1

Museu Guggenheim de Bilbao

Inaugurado pelo Rei Juan Carlos I da Espanha, o Museu Guggenheim foi projetado pelo arquiteto canadense Frank O. Gehry e encontra-se localizado na cidade de Bilbao, no País Basco. Concluído em 1997, o Museu abriga obras de arte moderna e sua estrutura exemplifica nas formas de vidro todo o poder da arquitetura desconstrutivista.

vidros-reflexivos-2

Château de Rentilly

O estúdio de arquitetura francesa Bona-Lemercier, o artista Xavier Veilhan e o set designer Alexis Bertrand deram ao Château de Rentilly um espetáculo no final do ano passado, cobrindo a casa de campo dos anos 1960 em painéis espelhados. Hoje, a residência transformada, localizada a cerca de 30 minutos de Paris, em Bussy-Saint-Martin, serve como espaço de exposição.

vidros-reflexivos-3

 

Lucid Stead

Em Joshua Tree, Califórnia, o artista Phillip K Smith III realizou a Lucid Stead: uma instalação/ilusão de ótica que modifica, através de espelhos, uma propriedade rural de 70 anos de idade, fazendo-a parecer transparente. A cabine foi também equipada com LEDs para “extrair a experiência de como a luz se modifica com o tempo – como uma montanha pode ser azul, vermelha, marrom, branca, roxa e preta num único dia”.

vidros-reflexivos-4

 

Café Mirrors

As superfícies reflexivas neste café à beira da estrada ao longo de uma rota turística em Gifu, no Japão, ampliam os rosas, os brancos e os vermelhos das cerejeiras próximas quando florescem. A firma local Bandesign criou a estrutura simples do bem conhecido café Mirrors , que possui dois volumes centrados em um jardim plantado e gravado.

vidros-reflexivos-5

 

Museu de Arte Contemporânea de Cleveland (MOCA)

O arquiteto britânico Farshid Moussavi trouxe sua sensibilidade lustrosa e modernista ao Museu de Arte Contemporânea de Cleveland (MOCA) com um design multifacetado. Estando quatro andares de altura em uma base hexagonal que chega a um topo quadrado, a estrutura de 34 mil metros quadrados é revestida de aço inoxidável preto que reflete o céu ou as luzes da cidade, dependendo da hora do dia.

vidros-reflexivos-6

 

Green Orchard

Green Orchard, uma habitação retilínea de Paul Archer Design, é uma casa neutra em carbono, situada fora da cidade de Bristol, na Inglaterra. Criado pelo arquiteto para seus pais, o lar é um modelo de design sustentável.

As características incluem painéis de alumínio deslizantes ao longo da fachada que ajudam a regular o ganho de calor solar e incentivam a ventilação, enquanto um sistema de energia solar no telhado colhe a luz solar e aquece 80% da água da residência.

vidros-reflexivos-7

 

Casas Espelho

Situadas em uma pitoresca cordilheira no nordeste da Itália, as Casas Espelho são um par de casas de aluguel de férias, projetadas pelo arquiteto Peter Pichler. Revestidas em um vidro espelhado revestido com UV para evitar colisões de pássaros, as unidades também capturam as vistas panorâmicas da paisagem próxima do ambiente.

vidros-reflexivos-8

 

Restaurante Steirereck

Talheres não são a única coisa que brilham no famoso restaurante Steirereck em Viena, onde uma expansão recente supervisionada pela empresa local PPAG Architects incluiu vidros espelhados com dramáticas janelas que deslizam verticalmente.

vidros-reflexivos-9

 

Pavilhão do Vieux Port

A Foster + Partners criou o pavilhão do Vieux Port, uma estrutura de aço espelhado simples em Marselha, na França, localizada em uma área movimentada do antigo porto da cidade. Sob o dossel de 20 pés de altura, os pedestres vêem seus arredores de uma perspectiva totalmente nova.

vidros-reflexivos-10

 

Gostou? Então veja esse vídeo com outras estruturas com vidros na fachada projetadas ao redor do mundo.

Receba por email, os melhores conteúdos da semana sobre Construção!