fbpx
Início Tendências 13 questões sobre como tornar um profissional LEED GA

13 questões sobre como tornar um profissional LEED GA

0
como se tornar um profissional leed

Aqui no EcoBuilding Fórum sempre recebemos de nossos seguidores e alunos as mesmas dúvidas em relação a acreditação profissional LEED® (Leadership in Energy and Envoronmental Design), então resolvemos unir todas elas em um único artigo, assim podemos ajudar mais pessoas a entenderem melhor:  Como se tornar um profissional leed? Como este título pode influenciar na sua carreira? Espero que ajude! 🙂

1. O que é o profissional LEED®?

Existem 3 tipos de profissionais LEED. O primeiro estágio é o LEED GA (Green Associate), o seguindo LEED AP (Accredited Professional) e o ultimo LEED Fellow:

LEED GA – é o profissional que auxilia o LEED AP no processo de certificação. Ele seria como um “médico clinico geral” da edificação, tendo conhecimento profundo no processo de certificação LEED.

LEED AP – é o profissional mais especializado em determinada certificação, por exemplo de prédios existentes, prédios novos, bairros, interiores ou casas (veja na questão 09 quais as especialidades existentes).

LEED Fellow – profissional com minimo de 8 anos de experiência como LEED AP e 10 anos trabalhando em projetos sustentáveis. Deve enviar a documentação ao USGBC e aguardar a análise para ser aprovado ou não como LEED Fellow.

2. Como se tornar um profissional LEED®?

Para se tornar um profissional LEED GA, primeira etapa na carreira desta certificação, você deve realizar uma prova, o chamado LEED GA EXAM.

Trata-se de um exame com 100 questões de múltipla escolha (que totalizam 200 pontos), as quais deve atingir pontuação mínima de 170 ou seja, 85% das perguntas que devem ser respondidas no período de 2 horas.  (Administre muito bem o seu tempo de prova, 2 horas passa muito rápido, isto significa ter em média 1 minuto e 12 segundos por questão para responder).

O Mesmo acontece para LEED AP, após escolher qual especialidade vai querer para trabalhar (ver questão 9), precisa fazer o exame, também contendo 100 questões de múltipla escolha em 2 horas, e com pontuação mínima de 85% para ser aprovado.

Atenção 1 – Lembrando que antes de iniciar a contagem de qualquer uma das provas (LEES GA ou LEED AP), você faz um pequeno tutorial com 10 minutos para mexer no programa de computador no qual fará a prova, mas fique tranquilo pois é super simples. E após finalizar a prova tem a opção de responder um pequeno quizz, como uma pesquisa de satisfação, que dura 10 minutos também.

Atenção 2 – Algumas pessoas preferem realizar os dois exames no mesmo dia, isto é possível, mas não aconselhamos, pois é MUITO conteúdo em uma única vez.

Atenção 3 – Em ambas as provas é possível assinalar as questões que você não tem certeza e voltar depois para revisar, apenas ressalto que o tempo da prova é curto, então se ficar com alguma duvida não hesite em responder a pergunta, e depois se tiver tempo, volte para analisar com mais calma.

3. Qual o conteúdo que cai na prova?

O exame tanto para LEED GA quanto para LEED AP é composto por 100 questões de múltipla escolha, sendo os seguintes temas, dentro dos critérios exigidos para a certificação:

– LEED Process (Processo de certificação LEED) – 16 questões

– Estratégias Integrativas – 8 questões

– Localização e Transportes – 7 questões

– Terrenos Sustentáveis – 7 questões

– Eficiência no uso da água – 9 questões

– Energia e Atmosfera –  10 questões

– Materiais e Recursos – 9 questões

– Qualidade do Ambiente Interno – 8 questões

– Entorno do projeto e educação – 11 questões

– O exame possui 15 outras questões que servem como “termômetro”  para o GBCI de qual nível de conhecimento o publico que está fazendo a prova está, com perguntas mais simples e outras complexas, podem fazer esta pesquisa. Porém, você que está fazendo a prova não sabe quais são essas perguntas específicas, pois elas não são sinalizadas.

Este conteúdo todo você pode encontrar no nosso curso online, onde temos também o serviço de tutoria comigo (Prof. Arqta. Denise Hamze Issa) para tirar dúvidas, até se sentir preparado para realizar a prova. 

Indicamos em média 2 horas de estudos por dia, em um período de 4 meses para assimilar o conteúdo. Com video-aulas fica mais fácil e rápido.

4. Como faço para me inscrever para a prova?

Basta acessar o site do USGBC, fazer o seu cadastro e dentro do seu login, ou seja, da sua área de cadastro, clicar em “Credentials” (fica do lado esquerdo da tela) e em seguida em “Overview”. Então selecione o LEED GA EXAM, Preencha as informações solicitadas e realize o pagamento (precisa ser com cartão de crédito internacional).

A Taxa para a prova LEED GA é de $250 dólares, com desconto especial para estudantes de $100 dólares. Já para LEED AP é um valor um pouco maior: $350 dólares.

Segue abaixo passo a passo com imagens para ilustrar.

 

Atenção 4 – a partir da data que realizou o pagamento para realizar a prova, você possui o prazo de 1 ano e 3 tentativas para realizar, caso não passe na terceira vez, terá que aguardar 90 dias para se inscrever novamente.

Atenção 5 – Cada vez que tentar realizar o exame deve ser pago, ou seja, dentro deste 1 ano de prazo, se você não passar na primeira tentativa pagará novamente a prova para tentar uma segunda vez.

Por este motivo que criamos o serviço de tutoria, para tirar suas duvidas e evitar que tenha que pagar novamente a taxa em dólar para realizar o exame. As vezes o barato sai caro.

5. Quais os locais de realização da prova?

No site https://securereg3.prometric.com/Dispatch.aspx você encontra os locais de prova, basta selecionar o pais e o exame de interesse. De qualquer forma segue abaixo os locais de prova:

BELO HORIZONTE – MG: Instituto Cultural Brasil-Estados Unidos (ICBEU)
Fone: 55 31 3271-7155  /  55 31 3271-7155
BRASÍLIA – DF: Casa Thomas Jefferson
Quadra 606, Cj. B, Asa Norte, Fone: 55 61 3340-4216  / 55 61 3340-4216
CURITIBA – PR: Inter Americano/EBC
Rua Maranhão, 2088, Portão, Fone: 55 41 3229-3057 /   55 41 3229-3057
RECIFE – PE: Associação Brasil-América (ABA)
Av. Rosa e Silva, 1510, Fone: 55 81 3427-8858  / 55 81 3427-8858
RIO DE JANEIRO – RJ: Instituo Brasil-EUA (IBEU)
Av. N. S. de Copacabana, 690/903, Fone: 55 21 2255-5830  / 55 21 2255-5830
SÃO PAULO – SP: Associação Alumni Prometric Testing
Rua Brasiliense, 65,  Fone: 55 11 5644-9782 / 55 11 5644-9782 

6. A prova tem uma data especifica para acontecer ou posso agendar?

A prova é agendada, no mesmo site que indiquei na questão anterior. Assim que você realiza o pagamento no site do USGBC é automaticamente direcionado para o site da Prometric para agendamento.

7. Preciso saber inglês para realizar a prova?

Muitas pessoas me perguntam isto. Já posso adiantar que sem o inglês, será difícil se colocar neste mercado de construção sustentável, visto que a maioria do material que temos para estudo (não para os exames, mas para conhecimento geral no setor) é em inglês.

Ao se inscrever para a prova você pode selecionar o idioma, e tem a opção de fazer em português. Porém quero ressaltar que não indico, visto que a tradução não é exata, não é correta pois alguns termos e expressões em inglês que ao serem traduzidos ao pé da letra para o inglês perdem o sentido na frase.

Na prova, ficam duas colunas na tela do computador, do lado esquerdo escrito em inglês e do lado direito em português (ou na língua que você escolher). Lembro que INDICAMOS SIM QUE SAIBA INGLÊS PARA REALIZAR A PROVA, pelo menos em um nível básico a intermediário. Encare isto como uma oportunidade de aprender e estudar outra língua, e posso te garantir, vai aprender muito!

8. Existe material em português para estudar para prova?

Não existe no mercado ainda material completo, com todo o conteúdo da prova para estudar em português. Por isto indicamos um conhecimento pelo menos básico a intermediário de inglês.

Em nosso curso as vídeo aulas são super completas, com todo conteúdo necessário para estudar para a prova e são ministradas em português com os slides em inglês, assim facilita a compreensão dos termos e expressões que não tem tradução, conforme citei anteriormente.

9. Depois de realizar a prova, posso certificar um empreendimento sustentável?

Não, você não vai certificar nada. Você, pessoa física ou jurídica, vai junto com uma equipe (jamais sozinho) buscar as informações e procedimentos necessários para que um determinado empreendimento receba a certificação. O órgão certificador é o USGBC, e não você.

Ao passar nas provas, você torna-se um profissional LEED, podendo trabalhar no processo de certificação de algum empreendimento, juntamente com outros profissionais envolvidos, como paisagistas, engenheiros, simuladores de energia, etc… Tenha sempre em mente que é um trabalho em conjunto.

10. Depois de me tornar um LEED GA, quais são as opções para ser LEED AP?

  • LEED AP BD+C (Building Design and Construction) – Para novas construções
  • LEED AP O+M (Operation and Maintenance) – Para Construções Existentes e Recertificação
  • LEED AP ID+C (Interior Design and Construction) – Para Interiores
  • LEED AP ND (Neighborhood Development) – Para bairros e grandes empreendimentos com múltiplas torres.
  • LEED AP HOMES – Para casas, porém não é utilizado aqui no Brasil

11. Fiz a prova e passei! E agora? Como manter minha acreditação LEED?

Sua acreditação LEED GA vale por tempo indeterminado, desde que você faça, a cada 2 anos, 15 horas de CE (Continuing Education), que são horas de aulas via internet como forma de atualização profissional.

Para LEED AP (qualquer uma das especialidades) são exigidos 30 horas de CE a cada 2 anos.

12. Como posso atuar no mercado sendo um profissional LEED?

Você pode atuar como consultor para um projeto que busca a certificação de forma autônoma ou em alguma empresa, como um integrante da equipe de que busca a certificação.

13. Quais os benefícios de ser um profissional LEED?

  • Possuir uma credencial que atesta você ter conhecimentos em projetos sustentáveis e na certificação ambiental para empreendimentos LEED.
  • Seu nome e contatos ficam no site do USGBC e GBC Brasil para contatos profissionais.
  • Recebe reconhecimento por participação no Processo de Certificação LEED
  • Permite que você utilize o titulo em seu cartão de visita, carimbo de e-mail, currículo e etc…

Receba por email, os melhores conteúdos da semana sobre Construção!