fbpx
Início Arquitetura Arquitetura 5 dicas para aumentar a segurança na obra de pré-moldados

5 dicas para aumentar a segurança na obra de pré-moldados

0

5 dicas para aumentar a segurança na obra de pré-moldados

5 dicas para aumentar a segurança na obra de pré-moldados. Garantir a segurança na obra é algo de extrema importância, tanto para diminuir os riscos de acidentes, quanto para estar cumprindo as exigências da legislação.

Sendo possível estar aumentando a segurança de inúmeras formas, como utilizando pré-moldados, contratando especialistas e outros.

5 dicas para aumentar a segurança na obra de pré-moldados

Foto: Reprodução

5 dicas para aumentar a segurança na obra de pré-moldados

E para lhe ajudar a ter uma obra segura e livre de acidentes, separamos 5 dicas importantes que lhe ajudarão durante todo a construção.


Dê preferência para equipamentos que não geram incêndio

Incêndio é um dos maiores causadores de acidentes e atrasos em obras, sendo necessário que inúmeros cuidados sejam tomados. Principalmente quando atividades com objetos quentes ou inflamáveis são utilizados com frequência.

Visto que, tanto o pouco uso quanto a utilização comum podem trazer riscos a obra.

Para diminuir os riscos, opte por equipamentos que não geram incêndios, tais como os pré-moldados. E em momentos onde não há como evitar utilizar materiais quentes ou inflamáveis, possua extintores próximos e uma pessoa designada a desligar todos os aparelhamentos.


Diminua todos os riscos visíveis e não visíveis

Durante toda a obra será possível visualizar riscos nas atividades, materiais e locais de uma obra. Por exemplo: construções atraem crianças e até mesmo vizinhos, aumentando os riscos de acidentes.

Em momentos como esse, o recomendado é que a área seja completamente isolada. Além de sinalizar todas as valas e escavações.


Utilize materiais de qualidade na obra

Materiais de construção de qualidade irão diminuir as chances de ocorrerem problemas durante toda a construção.

E para fazer um melhor aproveitamento do que foi adquirido, tenha certeza de todos os itens possuam a melhor, ou no mínimo um nível considerável de qualidade.

Também é recomendado que utilize materiais como pré-moldados em suas obras. Uma vez que eles diminuem riscos, oferecem uma maior durabilidade e possuem baixo custo.


Mantenha todos os locais limpos e organizados

Desorganização, pilhas de materiais, objetos jogados, todos oferecem inúmeros riscos a construção e os trabalhadores.

Logo, sempre tenha certeza de que todos os materiais estão sendo armazenados da maneira correta, assim como descartados. Também dê uma atenção maior para os itens que são conhecidos como perigosos, como os inflamáveis.


Construa pensando na segurança durante e depois

Assim como utilizar pré-moldados na construção, organizar os itens, possuir EPIs e outros, é necessário que toda a construção seja realizada pensando em segurança.

Ou seja, sempre esteja procurando por riscos, mas tenha cuidado: é comum criar problemas procurando por eles.

Para que não acabe gerando mais problemas, evite atrapalhar o trabalho das pessoas, realizar mudanças ou retirar coisas dos locais sem antes se certificar de que há realmente algum risco ou erro.

Lembrando que seguir todas as dicas não irá lhe dar certeza total de risco zero, no entanto, as aplicando as chances de haverem acidentes reduzem de forma exponencial.


Onde comprar pré-moldados

É possível encontrar pré-moldados em depósitos, fabricas especializadas e até mesmo pela internet. Contanto com qualidade, segurança e dicas de profissionais experientes.

Receba por email, os melhores conteúdos da semana sobre Construção!