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5 Dicas para motivar e reter pessoas

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reter pessoas

Reter as pessoas é algo complexo. No começo as pessoas se motivam pela recompensa financeira, mas o poder motivacional do dinheiro é apenas um fator ativador, que perde intensidade à medida que os colaboradores se acostumam com o nível de remuneração.

  • Se não é o dinheiro, então o que motiva as pessoas?

Estudos de instituições como a FGV comprovam que o salário NUNCA está entre os fatores que mantém as pessoas nas empresas, apenas no caso de funções normalmente de baixa complexidade. 

A grande verdade é que as pessoas têm outras fontes de motivação.

O bom relacionamento com os colegas no ambiente de trabalho é o item de maior motivação na carreira.

Em segundo lugar está o reconhecimento como um bom profissional, e em terceiro as pessoas fazerem o que realmente gostam.

Outros fatores que motivam e retém os colaboradores são trabalhar com pessoas que eles admiram, ter autonomia de ação, ter desafios constantes, ter voz ativa junto ao líder, flexibilidade de horário, possibilidade de crescimento na organização, possibilidade de coordenar/gerenciar pessoas e participar nas decisões estratégicas da organização.

Ter autonomia faz com que os colaboradores adquiram mais responsabilidade, e ajam como se fossem o dono do negócio.

O outro lado

São 3 os principais fatores que fazem com que as pessoas se desmotivem:

1. A cultura do protecionismo: este é um grande perigo. Os colaboradores esperam justiça e a transparência nas relações de trabalho.

2. Falta de espaços para ação: Quando não há o sentimento de pertencimento e o colaborador não tem abertura para contribuir para o resultado ele se desmotiva.

3. Bons líderes e gestores: principalmente quando as pessoas não possuem um gestor inspirador, em que possam aprender, se espelhar e crescer profissionalmente.

Abaixo, compartilho com vocês 5 dicas para manter sua equipe motivada:

Dica 1: Defina e comunique claramente as pessoas o que deve ser feito, quais são suas responsabilidade e o que a empresa espera.

Dica 2: Constantemente dê feedbacks, principalmente construtivos, para que as expectativas estejam sempre alinhadas

Dica 3: Reconheça e agradeça.

Dica 4: Remunere de forma justa e transparente.

Dica 5: Construa uma relação de respeito e confiança com as pessoas assegurando boas praticas de comunicação, liderança e participação.

Liderar pessoas é atrair, motivar e reter, contribuindo para o aumento de sua felicidade pessoal, dentro de um clima organizacional saudável!

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Engenheira Civil pela FEI com pós-graduações nas áreas de gestão ambiental (FEI), responsabilidade social (USP) e gestão para excelência do desempenho (FGV), excelência em gestão de pessoas (Disney Institute), empreendedorismo (Endeavor), andragogia (Secovi), mapeamento de processos (FPNQ). Auditora líder de certificadoras internacionais (LRQA e DNV GL), nas normas ISO 9001, ISO 14001, OHSAS 18001 e PBQP-H totalizando desde então, mais de 800 auditorias realizadas em sistemas de gestão, para organizações de diversos segmentos e portes, permitindo desta forma uma visão ampla de processos e melhores práticas. Consultora em processos e pessoas e Instrutora da L. Antunes Consultoria em diversos treinamentos comportamentais e de gestão empresarial, Instrutora do Sinduscon-SP, Coach Executiva e Life Coach formada pelo ICI – Integrated Coaching Institute com credenciamento ACC pela ICF – International Coach Federation, Autora de artigos sobre gestão e Voluntária na Junior Achievement no programa mini empresas que tem como objetivo, despertar o espírito empreendedor nos jovens.

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