fbpx
Início Tendências Inovação 8 novas tecnologias do setor de construção civil

8 novas tecnologias do setor de construção civil

Lã de rocha, uso de drones e até realidade aumentada. Além de uma das áreas que mais empregam no Brasil, a construção civil é líder em inovação e uso da tecnologia

0

Por Jornal de Brasília. Mesmo diante dos desafios do ano de 2020, o setor da construção civil foi capaz de gerar empregos e movimentar a economia. Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) apontam que o segmento apresentou um aumento de 10% na mão de obra empregada. Além disso, só no último trimestre do ano, o setor cresceu mais de 5%.

De acordo com especialistas, a tendência é que a construção civil cresça com base na tecnologia. Eles apontam que os novos recursos à disposição dos profissionais da área farão com que a produtividade aumente, o que, por sua vez, incentiva o setor a gerar empregos e a movimentar a economia. 

No caso da construção civil, a inovação afeta todas as fases do projeto, desde a sua elaboração até o acabamento. Confira alguns dos recursos à disposição dos profissionais da área:

Isolamento acústico

Seja devido a exigências legais ou simplesmente por conforto ambiental, muitas obras incluem soluções de isolamento acústico, como a lã de rocha. Projetos mais complexos, como indústrias, têm alternativas ainda mais sofisticadas, como a construção de ambientes próprios para máquinas ruidosas. 

Os materiais usados no isolamento acústico são constantemente aprimorados. Com isso, os de uso já consolidado são melhorados e novas alternativas são desenvolvidas.

Smart homes

A internet das coisas está cada vez mais longe da ficção e próxima da realidade. No caso da construção civil, isso significa que as smart homes, ou casas inteligentes, devem se tornar cada vez mais comuns. Esses imóveis têm o diferencial de serem controlados até mesmos à distância, permitindo ligar e desligar sistemas de ventilação, apagar e acender luzes e trancar e destrancar portas. À medida que a tecnologia se torna mais acessível, a tendência é que ela seja incluída com cada vez mais frequência em projetos de construção civil.

Impressão 3D

Outrora usada para produzir pequenos objetos, a impressão 3D já é um recurso que também está à disposição da construção civil. Em fevereiro de 2000, engenheiros de Dubai construíram um prédio de dois pavimentos totalmente a partir de partes impressas em 3D. A ferramenta gerou uma economia de US$ 400 mil no projeto. Novamente, à medida que a tecnologia se tornar mais popular, ela deve ser cada vez mais usada pelos profissionais do segmento.

Representações virtuais

O uso da realidade aumentada já está disseminado com fins de entretenimento. É o caso, por exemplo, do aplicativo Pokémon Go e os filtros do Instagram, que mesclam elementos reais e virtuais.

Essa capacidade de projeção também tem sido aproveitada pelo setor de construção civil, mais especificamente na fase de projeto. A possibilidade de projetar elementos virtuais em um espaço, por exemplo, facilita a tomada de decisões. Embora pareça extremamente simples, esse recurso evita a mudança no curso do projeto, retrabalho e, consequentemente, custos imprevistos.

Concreto auto cicatrizante

Ainda que o concreto seja amplamente usado no setor de construção civil, esse material também tem desvantagens. A principal delas é o fato de que ele costuma apresentar fissuras ao longo do tempo, o que pode prejudicar a estabilidade de edifícios, pontes, viadutos e outras estruturas. 

Novamente, o avanço da tecnologia permite a redução e riscos e de custos. No Brasil, há cerca de dez anos pesquisadores começaram a trabalhar no desenvolvimento do concreto auto cicatrizante. Trata-se de um material inovador, que se regenera de forma autônoma. Desse modo, há tanto mais segurança quando menos preocupações e custos com a manutenção de estruturas.

Uso de drones

O estudo de terrenos pode consumir muito tempo e recursos em um projeto de construção civil. É preciso saber a composição do solo, se há lençóis freáticos no subsolo, a área disponível, entre outras variáveis.

O uso de drones tem se tornado uma ferramenta útil para facilitar esse processo. Por meio de fotografias aéreas, os engenheiros podem obter mais informações sobre o espaço disponível para a construção de uma forma muito mais rápida.

Tecnologia utilizável

Além dos drones, existem recursos ainda mais avançados para o monitoramento de canteiros de obras. Nos Estados Unidos, os chamados wearables, ou utilizáveis, já são usados. Trata-se de roupas usadas pelos profissionais que atuam no canteiro de obras que contam com diversos sensores, possibilitando o monitoramento e acompanhamento dos trabalhos em tempo real.

Esse tipo de recurso também permite garantir a produtividade e a segurança dos trabalhadores. Alguns sensores revelam o grau de fadiga e a posição do trabalhador, permitindo ao gestor que tome decisões sobre a jornada e os períodos de descanso.

Construções modulares

Embora já existam há algum tempo, as construções modulares têm se tornado mais populares nos últimos anos. Entre as suas principais vantagens estão a rapidez da construção, uma vez que as estruturas são entregues prontas, e o corte dos custos, tanto com material quanto com mão de obra. Esses benefícios fazem com que esse recurso seja cada vez mais usado na construção civil.

Receba por email, os melhores conteúdos da semana sobre Construção!