Você ou alguém da sua equipe faz o SEO do website do seu negócio? Se sim, espero que estejam utilizando alguma ferramenta para isso. Caso contrário, eu te pergunto: seu website é meramente decorativo? Ou então: seu site é relevante para a construção?

Sem SEO (Search Engine Optimization), sem tráfego. Sem tráfego, sem novos clientes. Sem novos clientes, sem vendas.

Porém, não adianta fazer SEO sem fundamento ou com as ferramentas erradas. Imagino que em algum momento você já ficou em dúvida entre qual usar e talvez até ficou frustrado ao descobrir que a maioria delas são bem caras.

Ainda assim, ferramentas são essenciais no trabalho de SEO.

Elas facilitam e agilizam suas análises, além de entregar informações e dados fundamentais sobre tráfego, palavras-chave e backlinks.

Por isso, sugiro que você utilize essa lista com 9 ferramentas gratuitas de SEO, que você já deveria ter favoritado no seu navegador.

1. Google Analytics

O Google Analytics é para o profissional de marketing online o mesmo que o ar é para o ser humano. Você não consegue viver sem ele.

Se você ainda não está usando o Google Analytics, eu recomendo que você comece o mais rápido possível. Não existe outra fonte de dados que ofereça informações detalhadas e de alta qualidade como o Google Analytics. Em uma era dominada pelo Google, é o que temos para trabalhar. A maioria das outras ferramentas de dados simplesmente pega carona nos dados do Google

2. WooRank

Muitos podem achar que ele é apenas mais um site que faz análises de forma gratuita, mas, ao verificar mais de perto, pode-se perceber que o WooRank nos oferece boas ideias em informações básicas, que podem ser de grande ajuda para pessoas leigas em SEO.

Uma das maiores vantagens do WooRank é a sua praticidade. Esta ferramenta gratuita permite que seja feita uma análise de qualquer site e muito rapidamente ele entrega um relatório de SEO para você.

Outra informação interessante que o WooRank nos fornece são dados sobre onde vêm os visitantes do site. E mais um ponto para esta ferramenta é o fato dela reunir dados das redes sociais, sejam curtidas, compartilhamentos, comentários entre Facebook, Twitter, Google+ e outras. Além disso, o WooRank oferece uma seção mobile, que te permite otimizar seu site para dispositivos móveis.

3. Google Search Console

Esta ferramenta de SEO é o complemento do Google Analytics. O Google Search Console (antigo Websmaster Tools) tem como foco a pesquisa e a otimização dos seus sites e palavras-chave escolhidas por você.

Assim como o Google Analytics, o Google Search Console nos fornece uma série de informações com muita qualidade sobre os sites e blogs. Sua interface oferece um painel para que possamos analisar mais facilmente e isso facilita bastante a vida dos donos de sites e blogs, pois as melhores informações estão disponíveis nesse painel.

A principal diferença entre o Google Analytics e o Google Search Console é a forma como os dados são fornecidos para quem precisa das informações de SEO. Basicamente, o Google Search Console oferece os mesmos dados que podemos encontrar no Google Analytics. No entanto, ele nos traz de uma maneira simplificada e mais fácil de ser compreendida.

4. MozBar

Considerada uma das ferramentas mais fáceis de serem utilizadas para SEO. Analisando o Mozbar, chegamos à conclusão que esta ferramenta tem como base o conhecimento, ou seja: o mecanismo te ajuda a identificar melhor qual material e conteúdo podem ser relevantes para o SEO do seu site ou blog. Além disso, a ferramenta te mostra métricas importantes, competição de palavras-chave e te deixa criar buscas personalizadas de acordo com sua região.

5. Ubersuggest

Ubersuggest é uma ferramenta de SEO multifuncional projetada para ajudar você a ganhar no jogo de SEO. Uma grande parte do sucesso do SEO é saber o que você está fazendo, o que seus concorrentes estão fazendo e como ajustar sua estratégia para aproveitar as brechas no mercado.

Começar a usar o Ubersuggest é tão simples quanto digitar um domínio ou palavra-chave na barra de pesquisa.

A partir daí, você ganha acesso instantâneo a um relatório para o domínio ou palavra-chave escolhida.

Você pode fazer muito mais do que pesquisa de palavras-chave com o Ubersuggest, mas ele definitivamente ajudará demais nesse departamento. Com isso, você tem o que precisa para selecionar palavras-chave que permitem que você crie conteúdo incrível que está destinado a ranquear.

6. SEOWorkers Analysis Tool

O Analysis Tool permite que você conecte o URL de um site – qualquer site, mesmo que não seja seu – e gere um relatório.

O SEOWorkers não fornece nada novo, mas ajuda a economizar muito tempo em análise. Além disso, fornece informações básicas sobre os dados.

É interessante, especialmente para quem está começando a mexer com SEO. A ferramenta te ensina vários truques úteis.  

7. Neil Patel SEO Analyzer

Analisador de site gratuito de um dos principais gurus do Marketing Digital. Ferramenta extremamente intuitiva e importante para analisar concorrentes.

8. Keyword Planner

Função básica: pesquisa de palavras-chaves. Se você quer urgentemente descobrir as melhores palavras-chaves para seu site ou blog encontrou a ferramenta perfeita.

A ferramenta Keyword Planner é ideal para quem deseja pesquisar as palavras-chaves que serão usadas ao longo do texto que será aplicado em seu site ou blog. Outra função bem interessante desta ferramenta é a geração de palavras-chaves, ou seja: a ferramenta pesquisa os melhores termos que podem ser usados por você na hora de criar um novo conteúdo.

9. Microdata Generator

Com o Microdata Generator é possível otimizar o SEO de sua página para determinadas regiões. Seu funcionamento acontece por meio de microdatas contendo informações a respeito de sua localidade, que serão inseridas em seu site com a finalidade de mantê-lo “próximo” dos clientes de uma mesma localidade.

SEO 360º

Tenho certeza de que essas ferramentas vão te ajudar muito a aumentar a relevância do seu website.

Claro que se você procura nível de excelência em SEO, precisará investir algum dinheiro para obter as ferramentas certas. Você não conseguirá fazer um trabalho completo de SEO sem uma assinatura paga de algo.

Aqui estão as coisas que normalmente não estão disponíveis gratuitamente:

Mapas de calor. Se você está interessado em usabilidade, conversões e SEO, uma ferramenta de mapeamento de calor como a Crazy Egg é crucial.

Relatórios de Rankings. Saber onde seu site ranqueia nas SERPs para certas palavras-chave é uma parte importante de um bom SEO. Os rastreadores de ranking permitem que você veja em qual página e em qual posição você está, e que acompanhe o seu ranking com o tempo.

Análise de Backlink. Processar todos os dados por trás dos backlinks — texto âncora, nível DA, qualidade do site, informações de contato do webmaster, velocidade — é necessário quando você estiver fazendo qualquer tipo de auditoria de backlink. As ferramentas que fornecem essa análise são sofisticadas, mas geralmente não são gratuitas.

Dica do especialista

A Construção Civil finalmente está entrando com tudo no mundo digital, não fique para trás. Ficar para trás agora, pode significar desaparecer do mercado em pouco tempo.

Caso você não tenha tempo e nem equipe especializada, procure a Liga Digital – Agência de Marketing Digital e Tecnologia voltada exclusivamente para a Construção Civil.