fbpx
Início Gestão Legislação e Normas ABNT publica norma sobre Desenvolvimento Sustentável de Comunidades – Indicadores para serviços...

ABNT publica norma sobre Desenvolvimento Sustentável de Comunidades – Indicadores para serviços urbanos e qualidade de vida”

0

Em janeiro de 2017, a Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT publicou a primeira norma técnica brasileira no âmbito das cidades sustentáveis. Intitulada “Desenvolvimento sustentável de comunidades – Indicadores para serviços urbanos e qualidade de vida”, trata-se da NBR ISO 37120:2017 que define e estabelece metodologias para um conjunto de indicadores, a fim de orientar e medir o desempenho de serviços urbanos e qualidade de vida.

O texto que tem sua origem na tradução e adaptação da ISO 37120:2014 “Sustainable development of communities – Indicators for city services and quality of life”.

A elaboração desta norma técnica envolveu diversos técnicos e instituições tais como: Caixa, Ministério das Cidades, Sabesp, Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil – CAU/BR, Câmara Brasileira da Indústria da Construção – CBIC, Centro de Tecnologia de Edificações – CTE, Secovi-SP, Conselho Brasileiro de Construção Sustentável – CBCS, Departamento de Engenharia de Construção Civil da Escola Politécnica – USP, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo FAU – USP, Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano – CDHU, Instituto de Engenharia, entre outros.

panorama-3-com

A iniciativa se estabeleceu a partir de necessidade identificada pela sociedade brasileira e da importância de gerar um documento que pudesse se constituir em uma referência normativa fundamental ao país. O trabalho foi desenvolvido no domínio da CEE268, Comissão de Estudos Especiais 268 da ABNT, “Cidades e comunidades sustentáveis”, que é uma comissão espelho da Technical Committee TC268 da ISO, “Sustainable cities and communities”.

O Professor Alex Abiko, da CBCS, coordena a CEE268, assim como coordenou a elaboração da NBR ISO 37120:2017, em conjunto com a Eng. Iara Negreiros que secretaria a Comissão. Ao partir do pressuposto de que Documentos Técnicos Internacionais são amplamente adotados no mundo e tradicionalmente consideram necessidades comuns em vários países, foi realizado um esforço para a adoção completa da ISO 37120:2014, de maneira idêntica, superando as inerentes dificuldades de adoção do idioma inglês ao traduzi-lo para o português, de forma a promover coerência e correspondência dos vocábulos e termos adotados.

“A NBR ISO 37120 reflete um enfoque global de indicadores para serviços urbanos e qualidade de vida, e sua aplicação deve prever que estes indicadores estejam em harmonia com as normas e legislação vigentes no Brasil, no que tange definições, métricas e métodos de obtenção dos indicadores”, explica o Professor Abiko. Estes indicadores podem ser utilizados para rastrear e monitorar o progresso do desempenho da cidade. Todo o sistema urbano necessita ser levado em consideração para se atingir o desenvolvimento sustentável. “Um bom planejamento do amanhã deve levar em conta o atual consumo e eficiência do uso de recursos nos centros urbanos”, conclui. As próximas normas a serem desenvolvidas no contexto da CEE268 são as de Sistemas de gestão para o desenvolvimento sustentável e as de Cidades inteligentes.

A RSO ASSESSORIA, atua justamente em sua essência na participação de comissões de estudo, representado entidades de classe e levando o conhecimento por meio de palestras, treinamento e consultoria. E atuou ou atua em todos estes temas mencionados neste artigo.

 

Receba por email, os melhores conteúdos da semana sobre Construção!