fbpx
Início Construção Impermeabilização Aditivos e adições possuem diferenças: saiba quais são e os produtos disponíveis...

Aditivos e adições possuem diferenças: saiba quais são e os produtos disponíveis no mercado

1

Largamente empregados no setor da construção civil, os aditivos e adições são produtos químicos adicionados ao cimento, à argamassa ou ao concreto, para modificar uma ou mais propriedades das misturas cimentícias.

Embora ambos compostos tenham a mesma função, restam dúvidas, no meio técnico, sobre a diferenciação precisa entre esses materiais. Por isso, o Blog da ConstruLiga preparou um artigo especial, para destacar quais são as principais diferenças entre os dois compostos e os tipos desses produtos disponíveis no mercado. Confira!

Existe diferença?

image1

As principais diferenças entre aditivos e adições estão em sua origem e em suas propriedades. Enquanto os aditivos são produtos químicos adicionados em pequenas quantidades aos concretos de cimento Portland e que não apresentam propriedades ligantes, que modificam a cinética de hidratação do cimento, as adições, são compostos de origem mineral, utilizadas geralmente em quantidades maiores, para substituir parte do cimento e para a obtenção de concretos com certas características especiais.

Embora nos Estados Unidos não haja uma diferença de nomenclatura entre ambas as soluções, no Brasil é comum dizer que adições conferem ao concreto, propriedades que ele originalmente não tinha, enquanto os aditivos potencializam ou enfraquecem uma característica previamente encontrada no concreto.

Tipos de aditivos

 

image2

Basicamente há três tipos ou classes de aditivos – plastificantes, agentes de fluidificação e superplastificantes – que se dividem da seguinte forma:

Aditivos plastificantes: reduzem em, no mínimo, 6% a quantidade necessária de água de amassamento na mistura do concreto, aumentando a trabalhabilidade, o abatimento e a fluidez para determinada resistência com menor consumo de cimento.

Aditivos superplastificantes tipo I (convencional): com esse tipo de aditivo é possível dosar concretos de alto desempenho (CAD) com resistências mais elevadas. A redução de consumo da água de amassamento é de, no mínimo, 12%. Como consequência, o fator água-cimento é reduzido entre 20% e 25%.

Aditivos superplastificantes tipo II: os superplastificantes tipo II são eficientes redutores de água e são utilizados na obtenção de concretos autoadensáveis. Também permitem elaborar concretos com baixíssimo teor de água, reduzindo seu consumo em mais de 30%, com aumento de sua resistência.

Aditivos incorporadores de ar (IA): promovem a incorporação controlada de pequenas bolhas de ar no concreto, com o objetivo de melhorar a sua trabalhabilidade e a sua durabilidade e diminuir a sua permeabilidade e a sua segregação.

Aditivos aceleradores de pega (AP): diminuem o tempo de transição do estado plástico para o estado endurecido do concreto e elevam a resistência inicial e final. É indicado para tamponamentos e para concretos projetados, pois reduzem o tempo de desenforma e permitem que o concreto resista às pressões hidrostáticas, evitando o carreamento da pasta de cimento por água corrente. É preciso atentar à forma correta de utilização e dosagem do produto, pois há o risco de fissuração devido ao calor de hidratação.

Aditivos aceleradores de resistência (AR): aumentam a resistência do concreto e permitem redução no conteúdo de cimento em proporção à redução da quantidade de água. O aditivo aumenta a taxa de desenvolvimento das resistências iniciais do concreto, com ou sem modificação do tempo de pega e sem alterar negativamente as resistências finais. Ele acelera o endurecimento e a cristalização do cimento de modo rápido, permitindo o tamponamento instantâneo. É amplamente utilizado em concretagem em presença de água, por exemplo.

Aditivos retardadores de pega (RP): aumentam o tempo de início de pega do concreto, mantendo a trabalhabilidade a temperaturas elevadas e retardando a elevação do calor de hidratação, evitando a ocorrência de fissuras. Em comparação a um concreto padrão, há aumento das resistências mecânicas e menor permeabilidade. Permitem um maior tempo de manuseio do concreto e evitam o efeito acelerador das temperaturas elevadas. Após a pega, no entanto, não interferem no processo de endurecimento do cimento. Seu uso é recomendado para concretos de obras e estruturas distantes dos locais de lançamento e permitem a concretagem de peças de difícil acesso e vibração. Além disso, os retardadores de pega possibilitam interrupções nas concretagens sucessivas, evitando juntas frias.

 

Tipos de adições

image3

Há diversos tipos de adições no mercado, que se diferenciam de acordo com as características da solução e da dosagem utilizada.

Metacaulim: adição empregada para obtenção de estruturas e peças mais duráveis, com melhoria do desempenho mecânico, da impermeabilidade a líquidos e gases, da diminuição da retração e expansão e na prevenção de manifestações patológicas. O material também proporciona melhoria do acabamento superficial, redução de eflorescências e de fissuras de origem térmica, características importantes para pisos, pavimentos e pré-moldados de concreto. Além disso, essa pozolana pode ser considerada muito atrativa, em função de sua cor clara, quando se utiliza o concreto com fins arquitetônicos. Essa adição é muito utilizada em estruturas de drenagem oleosas e em elementos de concreto que necessitam de maior estanqueidade.

Sílica Ativa: adição proveniente do processo de fabricação do silício metálico ou ferro sílicio. Por ser um produto de origem metalúrgica, possui grande estabilidade quanto a sua composição química e física e altíssima reatividade com os produtos decorrentes da hidratação do cimento. Misturada ao concreto, a sílica ativa proporciona redução da permeabilidade, melhoria do desempenho mecânico e melhoria das condições de reforço de proteção contra corrosão, ou seja, apresenta bom desempenho aumentando a sua resistência e sua durabilidade e agindo, também, na prevenção de manifestações patológicas. A sílica ativa, assim como o metacaulim, é utilizada em estruturas de drenagem oleosas e em elementos de concreto que necessitam ter bastante estanqueidade.

Cinza volante: melhora a trabalhabilidade e a coesão, diminuindo a exsudação e a segregação, facilitando a operação de transporte, lançamento e o acabamento, pois ocorre o retardamento do tempo de pega, baixo calor de hidratação; redução da permeabilidade e aumento da durabilidade.

Cinza de casca de arroz: Possui comportamento similar ou até melhor que a sílica ativa. Por isso, alguns pesquisadores a consideram como uma ‘superpozolana’, quando obtida por meio de queima controlada.

Filler calcário: Devido às suas propriedades físicas, tem um efeito benéfico sobre as propriedades do concreto convencional, tais como: trabalhabilidade, densidade, exsudação, permeabilidade, capilaridade. É quimicamente inerte – não possui atividade pozolânicas.

Cal hidratada: Tem por finalidade repor parcialmente ou totalmente, as reservas de hidróxido de cálcio para as reações pozolânicas e, ainda, restabelecer a reserva alcalina do concreto, a qual sofre decréscimo variável dependendo da reatividade e teor de cada adição. A adição de cal hidratada diminui a porosidade total, com a formação de uma estrutura mais densa e acelera a taxa de hidratação do cimento.

Receba por email, os melhores conteúdos da semana sobre Construção!