Olá amigos, nesse artigo vou ensinar a vocês a como instalar um interfone do modelo HDL (ver imagem abaixo) e realizar a sua instalação. Lembrando que além do interfone pode ser que seja necessário fazer a instalação da fechadura elétrica em conjunto, ou em mais pontos de atendimento, especialmente nos casos onde você vai ligar o aparelho em um prédio e terá um monofone na portaria.

Bom, mas para não ficar confuso vou mostrar o primeiro modo de ligar que é o mais simples, onde apenas quem esteja apertando o interfone poderá conversar com outra pessoa da linha, conectada ao monofone (aparelho branco). No entanto, ainda nessa etapa não será possível destravar o portão. Para isso, será necessário seguir o passo abaixo: onde como exemplo utilizaremos uma rede de alimentação em 127 Volts entre fase/neutro.

Também é importante destacar que caso sua alimentação for apenas 220V fase/fase não utilize o borne 0 no interfone e ligue onde indica 220V:

No próprio interfone você encontrará essas mesmas informações para que na sequência você possa alimentar o interfone no borne 0 e 127. E lembre-se de usar um disjuntor ou ligar em alguma rede que tenha proteção contra curto-circuito ou sobrecarga, pode-se usar fiação de 1,5mm.

Outro ponto importante é reparar que para comunicação entre o interfone e o gancho (monofone) é necessário utilizar dois fios 1,5mm, os quais se iniciam no borne 4 no interfone e se finalizam no borne 4 do monofone; já o outro fio no borne 1 finaliza-se no borne 1 do monofone, sendo que esse não poderá ser invertido. Dessa maneira você poderá atender a quem apertar o interfone.

Bom, agora o esquema abaixo mostrará como deve ser feita a instalação da fechadura elétrica que é vendida separadamente. Provavelmente a mesma será de 12V. Repare que no interfone temos os bornes F,F. Este será os 2 fios para a fechadura, conforme mostra o desenho.

Nesse modo não há necessidade de usar uma fonte externa para a fechadura, e o atendente poderá apertar o botão para destravar o botão. O próprio interfone fornece os 12V para a fechadura. Repare que são apenas 2 fios usados para comunicação entre o interfone e monofone.

Vejamos agora como ligar o interfone com 4 fios indo ao monofone. Nesse caso iremos usar os bornes FE e FS. Esse método é usado quando a função FF não estiver disponível, utilizando-se uma fonte externa para a trava elétrica, como demonstra o desenho:

Perceba que dessa maneira você não usa o FF. Se o modelo de interfone for outro, você deverá fazer dessa forma, onde sobre 4 fios 2 comunicação 1,4 e outros 2 para a fechadura. É importante perceber que nesse método você precisa retirar dois jampers no monofone o J3 e J4 que são encontrados como no esquema abaixo:

Somente remova os jampers se você for utilizar com uma fonte externa e utilizando 4 fios ao monofone.

Agora vou mostrar como você pode fazer para adicionar mais pontos de atendimento para aquele mesmo interfone ou seja falar de outros lugares, sendo possível ter até 4 extensões. Observem o exemplo abaixo:

Esse exemplo acima é a aplicação básica caso você deseja destravar a porta em vários lugares diferente. Mas vocês podem experimentar o esquema abaixo, em que não utilizei fonte para a fechadura, pois havia somente um interruptor pulsante (campainha) ao lado da porta do lado de dentro onde os moradores poderiam destravar para sair, e outro interruptor na sala do porteiro, que o mesmo poderia abrir para quem estivesse querendo entrar:

Pulsador local 1 era do lado da porta, Pulsador local 2 era do porteiro, e fiz um jamper do FE no 1 e do FS no 4, e removi os jamper do monofone 3 e 4.

Funcionou que é uma beleza, se vocês perceberem esse esquema de ligação não existe no manual da HDL, porem deixei funcionando assim e esta até hoje lá.

Bom galera é isso espero ter ajudado e caso tenha alguma dúvida comente abaixo, interfone vive dando problema mesmo, lembre-se nada de emenda utilize sempre fio 1,5 mm nada de fio de telefone, e coloque em uma distância máxima de 500 metros o interfone do monofone, se tiver mais longe que isso vai ficar dando problema. Até o próximo artigo.