fbpx
Início Infraestrutura Energia Relé de interface: aprenda sobre esse componente

Relé de interface: aprenda sobre esse componente

O relé de interface nada mais é que interruptor elétrico que executa a função de abrir e fechar um circuito eletromecânico ou eletrônico mantendo a isolação elétrica entre o comando e o circuito

0

Fala galera, nesse artigo você vai aprender sobre o relé de interface, um componente eletrônico bastante utilizado nos painéis elétricos de automação e comandos elétricos.

Entre os modelos de relés de interface que temos em nosso laboratório do nosso curso de comandos elétricos, há o 24vcc e o 220vac (valores referentes as suas bobinas). Sua simbologia pode ser dada pelo exemplo abaixo:

Os relés mais comuns de serem encontrados são os de 24vcc, usados em saídas de CLP e placas de automação de extra baixa tensão. Confira imagem abaixo:

Os relés de interface (relé acoplador) são amplamente utilizados em industrias de automação e painéis elétricos afim de multiplicar contatos e otimizar comandos.

Como funciona

O relé de interface nada mais é que interruptor elétrico que executa a função de abrir e fechar um circuito eletromecânico ou eletrônico mantendo a isolação elétrica entre o comando e o circuito.

Ele é capaz de controlar um circuito elétrico utilizando contatos normalmente abertos (NA), em que o contato permanece aberto (quando o rele não está energizado), ou então, contatos normalmente fechados (NF), em que o contato permanece fechado (quando o rele não está energizado).

Em ambos os casos, a energização do rele de interface permitirá uma condução de corrente elétrica pela bobina do rele, que por sua vez mudará o estado dos seus contatos.

É importante compreendermos que independente da tensão das bobinas desse relé, a tensão de comando pode ser independente da tensão da bobina.

Diagramas de ligação

Galera, se vocês baixarem o CADe SIMU será possível montar um exemplo para utilizar um relé de interface junto á saída de uma CLP, conforme exemplo abaixo.

Diagrama em modo de repouso:

Diagrama em modo de execução (simulado)

Para ficar mais legal nosso artigo vou disponibilizar o exemplo desse circuito em vídeo para que você veja como tudo funciona.

Lembre-se de baixar o simulador de circuito CADe SIMU 3.0 para elaboração e prática em circuitos de comandos elétricos e automação.

Se você não tem nenhuma prática na utilização desse simulador você pode conferir um mini curso de elaboração de diagramas elétricos.

Receba por email, os melhores conteúdos da semana sobre Construção!