O Palacete Riachuelo (1929), localizado no Vale do Anhangabaú na capital paulista, é considerado o primeiro edifício residencial no Brasil e contextualiza estarmos prestes a comemorar 100 anos do modelo de vida condominial.

A data da publicação do livro de Oscar Newman – 1972 – é referência do período onde a violência urbana passa a impactar na arquitetura, paisagismo e urbanismo, coincidindo no Brasil com o fortalecimento das campanhas de marketing como o mais forte motivador para a ocupação de condomínios residenciais, tanto verticais como nos lançamentos de grandes empreendimentos horizontais.

Ícone desta época o vandalismo, produzido por pichadores, pintaram o cenário das capitais, surpreendendo na altura que chegavam e na área atingida nos edifícios residenciais e comerciais. Evidência da vulnerabilidade que fachadas e proteções perimetrais produziram estímulo para ação de delinquentes urbanos e outras modalidades de crimes, como roubos e furtos, com auge atingido no ano 2000.

A norma internacional oferece o retrato da evolução do conceito de Oscar Newman em 60 anos de estudos realizados em todos os continentes, com participação multidisciplinar de profissionais interessados na redução da criminalidade através da concepção do meio ambiente.

Conceitos Fundamentais para CPTED – Fatores Físicos

  1. Vigilância Natural – Objetivo: mitigar fator surpresa por dar visibilidade ao potencial delinquente.
  2. Controle Natural dos Acessos – Percursos obrigatórios que conduzem a pontos de controle determinados.
  3. Domínio Territorial – Demonstração que o local está sob domínio de seu proprietário.
  4. Gerenciamento e Manutenção da Imagem – Aplicação da experiência das “Janelas Quebradas” e/ou da Teoria Japonesa dos 5 Sensos.
  5. Atividades Suporte – Monitoramento de alertas, alarmes e gravações de imagens.
  6. Fortalecimento das Defesas – Oferecer resistência ao vandalismo.

Conceitos Fundamentais para CPTED – Fatores Sociais

  1. Coesão Social – Integração gerencial com a comunidade.
  2. Conectividade Comunitária – Participação permanente.
  3. Limites de Capacidade – Monitoramento dos limites naturais do ambiente.

Cabe também considerar que requisitos do CPTED são incorporados nos processos de certificação de empreendimentos sustentáveis; “Selo de Qualidade Internacional”. cada vez mais desejado por investidores, incorporadoras e consumidores finais, a exemplo das certificações FITWEL e WELL.

Conte com especialistas! Para colocar contribuir, desde o projeto ou ainda antes de ser contextualizado, com acessos seguros e sem retrabalho, sem perdas para investidores e fidelização de compradores, clique aqui e fale com nossos especialistas. Estão prontos para oferecer a melhor assessoria em Segurança Condominial, para arquitetos e construtoras.