fbpx
Início Tendências BIM Biblioteca BIM de Blocos de Concreto para projetos de alvenaria

Biblioteca BIM de Blocos de Concreto para projetos de alvenaria

A biblioteca contém o “Guia de Referência para Uso”, com as informações de blocos de concreto nas tecnologias BIM e exemplos de modulação

0

BIM (Building Information Modeling), ou Modelagem da Informação da Construção, é um conjunto de políticas, processos e tecnologias que combinados, viabilizam o trabalho colaborativo e integrado para criação, desenvolvimento, construção e operação, visando construir virtualmente e simular cenários e desempenhos do empreendimento e seus sistemas, gerenciando suas informações através de plataformas digitais (baseadas em modelos virtuais, paramétricos e inteligentes), aplicados aos ciclos de vida do empreendimento.

Além de ser uma representação digital em 3D, possui uma série de informações que geram uma base de dados e permite integrar todos os agentes e disciplinas envolvidas no desenvolvimento de um projeto em todas as suas fases, impactando não só na parte de concepção mas também a execução, implantação, manutenção e gerenciamento de um projeto.

Devido à nova era tecnológica da transformação digital na construção civil, a Associação Bloco Brasil, com apoio da ABCP e Sinaprocim/Sinprocim, em parceira com o SENAI, identificou a necessidade de desenvolver uma biblioteca BIM de Blocos de Concreto para projetos de alvenaria.

Desenvolvimento da Biblioteca BIM

Foram realizadas diversas entrevistas com importantes profissionais do setor, com o objetivo de identificar suas maiores dificuldades e necessidades para desenvolver projetos em BIM com blocos de concreto. Assim, conseguimos desenvolver um produto mais assertivo e que seja de grande utilidade para a cadeia construtiva. Os profissionais escolhidos foram profissionais reconhecidos no mercado e que de alguma forma poderiam já ter contato ou trabalhar com BIM. Entre eles, estavam projetistas, calculistas e arquitetos.

Modelagem

A biblioteca desenvolvida contém a modelagem em BIM dos Blocos de Concreto conforme a ABNT NBR 6136:2016 (Blocos Vazados de Concreto para Alvenaria).

Biblioteca BIM para projetos de alvenaria com blocos de concreto

A biblioteca também contém o “Guia de Referência para Uso”, com as informações de blocos de concreto nas tecnologias BIM e exemplos de modulação utilizando todos os blocos em um edifício residencial multifamiliar composto por quatro apartamentos por andar, sendo ele composto por quatro andares.

Também é disponibilizado o “Manual de Utilização da Biblioteca” para orientar os usuários do software Revit acerca da utilização da nossa biblioteca. A BlocoBrasil disponibiliza os arquivos de seus produtos na extensão RFA. Arquivo de família criado e salvo usando o editor de família do Revit.

A biblioteca BIM está disponível em nosso site. Faça o download agora mesmo!

Receba por email, os melhores conteúdos da semana sobre Construção!