fbpx
Início Arquitetura Arquitetura Tudo sobre botões de comandos elétricos

Tudo sobre botões de comandos elétricos

0

Olá, meus amigos, tudo bem? Espero que sim. No artigo de hoje, vamos falar sobre botões de comando elétrico. Sim, aqueles para acionar e desacionar máquinas e motores elétricos.

Exemplo de botão de acionamento e desacionamento.

Existe uma simbologia variada para os botões, dependendo dos fabricantes. Essa variedade porém, se resume em pequenos detalhes que não prejudicam sua interpretação.

Usaremos aqui a simbologia adotada pela ABNT. Também ficarão esclarecidos outros detalhes que poderão ser encontrados nos projetos de máquinas, equipamentos e catálogos de fabricantes de botões de comando elétrico.

Veja, abaixo, o símbolo básico para a representação dos elementos que compõem os botões de comando elétrico. Os botões de comando elétrico são especificados pela letra b minúscula e um índice numeral que especifica o número de botões existentes nos circuitos de comando elétrico.

 

Quando o botão é DESLIGA a especificação é b0 (b,índice 0).

Abaixo, exemplos da simbologia adotada pelos fabricantes, que é semelhante à adotada pela ABNT.

Esse tipo de botão é conhecido como botão conjugado onde ao pressionar o mesmo poderá realizar duas ações diferentes.

O símbolo dos botões é também representado com os contatos separadamente.

Há esquemas com identificação dos bornes com os números 1-2, 11-12 ou 21-22, sempre com o final 1,2  para os contatos NF e, 3-4, 13-14 ou 23-24 para os contatos NA sempre o final será 3,4.

Desta forma, temos a representação de um botão – b 1 com um contato normalmente fechado (abridor) e dois contatos normalmente abertos (fechadores).

Os botões de comando elétrico são representados apenas nos diagramas de comandos elétricos, como já vimos em artigos anteriormente. Esses diagramas nos possibilitam a representação das diversas características de ligação, proteção e sinalização do comando elétrico de máquinas, equipamentos, etc.

Exemplo de aplicação: Diagrama de Comando Elétrico com chave disjuntora comandando um motor trifásico com acionamento LIGAR/DESLIGAR na máquina e DESLIGAR à distância da mesma, pelo acionamento de um botão de comando elétrico.

Ex.1 – O diagrama de comando nos mostra que, para colocar a chave disjuntora em condições de manobra, o operador aciona o botão b 1 alimentando a bobina de mínima tensão; para ligar o
motor da máquina, ele deverá atuar no acionamento da chave disjuntora.

Para desligar o motor sem usar a chave disjuntora, basta retornar o botão b 1 para a posição de repouso.

 

Ex.2 – O diagrama de comando nos mostra que, para efetuar a ligação do motor da máquina, o operador liga o botão b 1 , alimentando a bobina de mínima tensão e aciona o manípulo da chave disjuntora. Para desligar o motor, sem usar a chave disjuntora, basta retornar o botão b 1 à posição
de repouso.

O diagrama de comando também nos mostra que existe uma lâmpada sinalizadora, ligada entre
as duas fases do comando elétrico e outra sinalizadora,  que  liga ao fecharmos o contato auxiliar (NA) da chave disjuntora. Dessa forma, temos um circuito de comando sinalizado.

Veja agora um esquema montado para acionar um pequeno motor elétrico trifásico, conhecida como chave Magnética Partida Direta, onde nesse diagrama se utiliza os botão NA e NF para seu acionamento e desacionamento.

Bom é isso galera espero que tenham gostado desse artigo sobre botoeiras, até o próximo artigo.

Você quer receber um super livro de comandos elétricos 100% original e novíssimo? Então clique aqui.

Artigo anteriorLíder, lidere pessoas!
Próximo artigo6 Dicas para construir uma casa com qualidade
Felipe Vieira Formado em Técnico em Eletrotécnica, pela instituição ETEC Rubens de Faria em Sorocaba, possui Cursos Extras Curriculares em Comandos Elétricos, Eletricista Industrial e Automação Realizado no SENAI. Trabalha desdo seus 16 anos na área elétrica e seu conhecimento no assunto é muito amplo. Também é Blogueiro e autor do Blog Ensinando Elétrica. ( https://ensinandoeletrica.blogspot.com/ ) Administrador de 8 Salas de Grupos de Elétrica no Whatsapp e Telegram contendo mas de 2890 membros eletricistas, atualmente trabalha como autônomo em sua Empresa Fast Help Instalações Elétrica atendendo Sorocaba e Região.

Receba por email, os melhores conteúdos da semana sobre Construção!