fbpx
Início Tendências Certificação LEED no Brasil

Certificação LEED no Brasil

0
Certificação LEED

A Certificação LEED® ganhou muito espaço no mercado da construção civil no Brasil nos últimos anos. LEED é sigla para Leadership in Energy and Environmental Design (Liderança em Energia e Design Ambiental), esta certificação americana para empreendimentos e bairros sustentáveis teve, segundo o GBC Brasil em notícia divulgada dia 25.04.2016 (veja a matéria aqui), no primeiro trimestre de 2016, seu melhor desempenho desde 2012, mesmo com a crise econômica que vivemos.

A organização sem fins lucrativos USGBC (United States Green Building Council, criada em 1992 por Rick Fedrizzi, David Gottfried e Mike Italiano) lançou em 1994 a primeira versão da certificação LEED, e no ano de 2000 a versão internacional.

A imagem que ilustra este post é da Av. Brigadeiro Faria Lima, em São Paulo – SP. Trata-se de um eixo importante na cidade, onde encontramos diversos prédios comerciais certificados LEED®. No Brasil, podemos citar os primeiros projetos certificados em 2007, e desde então, um grande crescimento na busca por construções sustentáveis. Atualmente (Maio de 2017) existem registrados acumulados 1.230 empreendimentos em busca da certificação

Mas o que é a certificação LEED?

A Certificação LEED avalia diversos fatores do projeto, o que chamamos de Categorias. São elas:

  • Localização e Transporte (Location and Transportation – LT);
  • Terrenos Sustentáveis (Sustainable Sites – SS);
  • Eficiência da Água (Water Efficiency – WE);
  • Energia e Atmosfera (Energy and Atmosphere – EA);
  • Materiais e Recursos (Materials and Resources – MR);
  • Qualidade do Ambiente Interno (Indoor Environmental Quality – EQ);
  • Inovação em Design (Innovation in Design – IN);
  • Prioridades Regionais (Regional Priorities – RP).

Cada categoria citada acima possui Pré-requisitos (itens que são obrigatórios para o projeto atender) e Créditos (itens que dão pontuação ao projeto). Existem 4 níveis de pontuação para obter a certificação:

  • 40 a 49 pontos – LEED Certified;
  • 50 a 59 pontos – LEED Silver (Prata);
  • 60 a 79 pontos – LEED Gold (Ouro);
  • 80 a 110 pontos – LEED Platinum;

Quais usos posso certificar?

Escolas, shoppings, indústrias, residências, lojas, bancos, interiores, estádios (os Estádios da Copa do mundo de 2014 por exemplo, como o Beira-Rio em Porto Alegre, Arena Amazônia, Maracanã – RJ, Castelão – CE, Arena Dunas – RN).

Atualmente, muitos prédios comerciais buscam a certificação, afim de associarem suas marcas com o meio-ambiente, atingir economia nas contas de água, luz, etc… Melhorar a produtividade dos funcionários e contribuir para um planeta melhor.

Green Buildings contribuem não só para o meio-ambiente e bem-estar humano, mas também para o desenvolvimento do país, visto que a construção civil é o setor que mais movimenta a economia.

O mercado da construção sustentável é uma grande oportunidade para quem busca inovação profissional e novos caminhos no setor. Uma porta de entrada para trabalhar na área é tornar-se um profissional acreditado LEED GA (Green Associate) e posteriormente LEED AP (Accredited Professional).

Pensando nesta evolução do mercado, os Arquitetos Antonio Macêdo Filho, LEED AP BD+C e Denise Hamze, LEED AP O+M se associaram para lançar, em iniciativa inédita no Brasil, o primeiro curso preparatório para os exames de credenciamento LEED GA inteiramente On Line.

Receba por email, os melhores conteúdos da semana sobre Construção!