fbpx
Início Infraestrutura Energia Chaves de Partida Motores Elétricos

Chaves de Partida Motores Elétricos

0

Olá amigos, hoje consegui um tempo para escrever um artigo aqui no Blog Construliga, como vcs sabem não vivo apenas de Blog rsrs, trabalho também no dia a dia como vocês eletricistas. No artigo de hoje vou mostrar o caminho para instalar esse tipo de chave ” figura abaixo ” chamada de chave partida direta. Saiba mais sobre partidas diretas clicando aqui!

O que há dentro dessas caixa plásticas isoladas?

Normalmente apenas um contator e relé térmico e 2 botão de pulso, como exemplo abaixo:

Onde posso instalar esses tipo de chaves?

Essas chaves são muito comuns  em compressores, betoneiras e pequenos motores elétricos trifásicos ou monofásicos de potência inferior há 10CV

Elas possuem apenas 2 botão de pressão um para ligar e outro para desligar o motor, também pode se encontrar uma opção com chave geral rotativa para desenergizar todo o painel como exemplo abaixo:

Elas são muito práticas e fáceis de instalar pois todo circuito de comandos já vem montado de fábrica, o esquema elétrico desse tipo de caixa é chamado de partida direta, o sistema do comando pode variar de modelo para modelo, abaixo você pode observar em detalhes a ligação dos componentes.

Então basicamente você apenas entra com a alimentação trifásica em L1, L2, L3 e na parte debaixo do relé térmico em T1 T2 e T3 faz a saída para o motor e realiza o fechamento de acordo com a tensão da rede aplicada.

Caso tenha ficado alguma dúvida venha participar dos grupos de elétrica no Whatsapp.

Gostou do artigo? confira o mapa site do Blog Ensinando Elétrica e veja os artigos recententemente publicados.

Receba por email, os melhores conteúdos da semana sobre Construção!