fbpx
Início Tendências Inovação Como a China usa inovação na construção civil para combater o coronavírus

Como a China usa inovação na construção civil para combater o coronavírus

A China construiu um hospital de 25 mil m² com mil leitos em apenas dez dias na cidade de Wuhan. Este feito só foi possível com tecnologia de ponta no setor de construção

0

Por João Ortega, Startse. Na última segunda-feira (3), foi inaugurado em Wuhan, na China, um hospital com mil leitos dedicado ao tratamento de pacientes afetados pelo coronavírus. O Hospital Huoshenshan recebeu destaque na mídia internacional porque sua construção durou apenas dez dias – um prazo que seria impossível para a maioria dos países do mundo.

As tecnologias avançadas para o setor de construção na China possibilitam obras emergenciais de curta duração. No caso específico do hospital de Wuhan, foi utilizada uma técnica de construção pré-fabricada, com base na planta de uma obra realizada no início do século.

Tecnologia para construção na China

Eficiência é a palavra de ordem na China. Construir um hospital de 25 mil m² em dez dias começando do zero é uma missão quase impossível. Por isso, os responsáveis pela obra utilizaram uma planta do Xiaotangshan, um hospital construído em 2003 para tratar de pacientes do SARS – outro vírus epidêmico que causou centenas de mortes no país. Assim, toda a etapa de projeto foi dispensada.

Construção de um hospital de 1.000 leitos e 25 mil metros quadrados para combater o coronavírus em 9 dias na China.

Na construção pré-fabricada, o empreendimento é dividido em módulos, que são produzidos em uma fábrica para depois serem transportados ao local da obra. Com a planta do hospital já pronta, bastou levar o projeto para o sistema que integra todos os equipamentos da fábrica e iniciar a produção de alta velocidade.

Hoje, a China é um dos líderes mundiais em smart factories (fábricas inteligentes), em que tecnologias como robótica, 5G e Internet das Coisas, entre outras, são utilizadas para aumentar eficiência da produção. Neste sentido, a indústria 4.0 torna-se complementar ao setor de construção e agiliza o processo em obras emergenciais, como é o caso do hospital Huoshenshan.

A tecnologia para o setor de construção civil está transformando o setor não apenas na China, como em todos os polos de inovação do mundo. No entanto, muitas empresas deste mercado no Brasil ainda não utilizam tecnologias disruptivas em seus negócios.

Receba por email, os melhores conteúdos da semana sobre Construção!