fbpx
Início Mercado Economia Como acertar na contratação dos seus colaboradores

Como acertar na contratação dos seus colaboradores

É importante antecipar as necessidades de mão de obra para atender os projetos em andamento e em fase de negociação

0
Contratar profissionais sem fazer uma entrevista com a profundidade necessária para entender o seu perfil é outro erro muito comum entre os gestores.

Suprir a empresa com a mão de obra adequada e suficiente para dar conta das demandas dos projetos é sempre desafiador para os empresários e gestores de equipes. Planejar o quadro de pessoal é algo importante, mas nem sempre realizado pelas empresas. Já recebi inúmeros telefonemas de clientes com necessidades urgentes de contratação de pessoas porque apareceu um novo projeto.

Ter um planejamento de demanda é vital já que fazer contratações de emergência certamente resultará em um problema a ser administrado no curto ou médio prazo. Geralmente, a necessidade de ter a pessoa trabalhando em caráter de urgência fará com que você contrate a primeira pessoa que encontrar.

Por isso é importante antecipar as necessidades de mão de obra para atender os projetos em andamento e em fase de negociação. Tendo uma visão clara das futuras demandas, é hora de começar a busca dos profissionais mais adequados para compor os times. Eles podem já estar dentro de casa e serem remanejados, mas quando há falta de recurso a solução está em buscar no mercado.

Então, veja a seguir 5 dicas de ouro para estruturar um bom processo seletivo e evitar a armadilha de achar alguém inadequado para sua empresa.

Defina o perfil necessário para a vaga

Uma das primeiras atitudes é investir tempo em definir muito bem o perfil do candidato a ser contratado. Descreva em detalhes o que você precisa encontrar no profissional para atender a necessidade da função. Escreva quais serão as atividades a serem desempenhadas, quais são os requisitos para cumprir essa lista considerando a experiência prévia, formação acadêmica, conhecimentos específicos, assim como aspectos comportamentais.

Avalie vários candidatos por vaga

Outro ponto importante é ter uma variedade maior de candidatos, já que muitas vezes da quantidade conseguimos extrair a qualidade, ou seja, candidatos mais próximos da necessidade. Muitos gestores e empreendedores, talvez pela falta de tempo ou pela praticidade, optam em contratar profissionais indicados pela sua rede de relacionamento. Indicações são uma excelente fonte de recrutamento, mas também podem ser uma armadilha já que o risco é contratar aquela única pessoa indicada e não ter certeza de que ela atenda 100% dos requisitos. Um dia desses ouvi de um potencial cliente: “Não vou contratar sua consultoria, pois acabei de fechar a vaga com uma indicação de um parente meu. Vamos ver se dá certo…”. Confesso que essa frase me deu arrepios. Torço para que dê certo, mas talvez seja mais um problema a ser administrado no futuro.

Faça uma boa entrevista

Contratar profissionais sem fazer uma entrevista com a profundidade necessária para entender o seu perfil é outro erro muito comum entre os gestores. Certamente 20 ou 30 minutos de conversa não irão garantir que conseguiu levantar todas as informações para tomar sua decisão. Para se ter uma ideia, o próprio candidato precisa desse tempo para ficar à vontade e poder começar a agir como naturalmente é, antes disso ele ainda está nervoso, com o discurso mais travado. Por isso, invista tempo na entrevista, deixe o candidato falar, peça exemplos de resultados atingidos e de como executa as atividades. Observe seu discurso, sua forma como se expressa, sua linguagem corporal. Tudo isso traz informações valiosas sobre o seu futuro colaborador.

Avalie os vários candidatos pelos mesmos critérios

Além disso, avaliar os candidatos com os mesmos critérios é muito importante. Dessa forma, recomendo montar um roteiro de perguntas e usá-lo com todas as pessoas que conversar. E o roteiro estará baseado no perfil necessário que você definiu anteriormente. Ao final das rodadas de entrevistas, irá conseguir mensurar quem tem e quem não tem o que é preciso para desempenhar a função.

Analise o perfil comportamental dos candidatos também

Não se esqueça de incluir no seu roteiro perguntas para avaliar o perfil comportamental, já que a falta de aderência a cultura da empresa e problemas comportamentais são frequentemente reportados como motivos dos desligamentos.

Mesmo sem contar com a expertise de profissionais de Recursos Humanos é possível fazer contratações de qualidade para sua empresa, mas os pontos listados acima são cruciais para esse sucesso.

Porém caso você queira profissionalizar as contratações da sua empresa, ou desafogar um pouco seu time interno, o LigaJobs é uma consultoria de RH especializada na construção na qual você poderá contar com profissionais com grande experiência em conduzir processos seletivos para cargos de várias áreas e níveis do segmento da Construção Civil, além de utilizar uma ampla base de currículos e ferramentas tecnológicas avançadas de suporte à seleção.

Faça uma consulta!

Entre em contato pelo e-mail [email protected]

Receba por email, os melhores conteúdos da semana sobre Construção!