fbpx
Início Canal dos Parceiros Atlas Schindler Como deve ser feita a separação das caixas e poços adjacentes em...

Como deve ser feita a separação das caixas e poços adjacentes em elevadores

0

Para garantir tranquilidade e segurança para todos os usuários de um edifício é necessário atender aos requisitos na norma ABNT NBR 16842.

Especificamente o parágrafo 5.6.2 detalha as medidas necessárias para a correta separação das caixas e poços sem casa de máquinas, que são posicionados lado a lado ou ao fundo.

Para os elevadores com casa de máquinas, a Atlas Schindler recomenda o mesmo procedimento, por medidas de segurança.

Para elevadores com distância entre teto e partes móveis do outro elevador menor que 50 cm, sobre as vigas divisórias, deve ser construída uma parede de alvenaria (A), de concreto (B), ou de placas cimentícias (C) de alta resistência – como ilustrado na Figura 1. Opcionalmente, a separação dos poços e caixas poderá ser feita em tela metálica (D) com malha de 30 mm e fio de 2 mm de diâmetro que suporte uma força aplicada de 300 N e deformação máxima de 15 mm.

A tela metálica deve ser fixada entre as faces inferior e superior em cada pavimento conforme Figuras 2 e 3.

Para elevadores com distância entre teto e partes móveis do outro elevador maior ou igual a 50 cm, a divisão das caixas desses elevadores adjacentes deve ser, preferencialmente, feita conforme orientações da Norma NBR 16042. No  entanto, há também a possibilidade de se utilizar uma proteção temporária com telas resistentes fixadas às vigas intermediárias da caixa do elevador, que deverá permanecer instalada durante todo o processo de montagem dos equipamentos.

image1

atlas5-image2-1

Faça, abaixo, o download de nossas “Pastas de Acompanhamento de Obras da Atlas Schindler” e conheça os pré-requisitos, dos elevadores com e sem casa de máquinas, que facilitam a gestão da obra:

Para mais informações acesse: www.atlas.schindler.com

Captura de Tela 2017-10-02 as 12.52.55Captura de Tela 2017-10-02 as 12.53.09

Receba por email, os melhores conteúdos da semana sobre Construção!