fbpx
Início Construção Canteiro de Obras Como estimar a quantidade de telhas que preciso?

Como estimar a quantidade de telhas que preciso?

1

Vai trocar as telhas? Esta construindo? A grande maioria das pessoas fica perdida quando se fala em telhado. Qual telha usar? Quantas telhas devo comprar? Que tamanho de beiral fazer? Essas são dúvidas frequentes. Vou tentar aqui explicar o mais objetivamente e claro possível.

telhas-03

Vamos iniciar pelas telhas, existem diversos tipos de telhas como Romana, Francesa, Portuguesa, Tegulá, Colonial, Trapezoidal, Ondulada, Sanduiche. Elas podem ser feitas de cerâmica, concreto, fibrocimento, metálicas. Basta saber que existem mais de 600 tipos de telhas só no brasil.

O importante é escolher uma que você goste e pedir ajuda para o fabricante se necessário. Pois é dever deles esclarecer ao cliente sobre os detalhes dos produtos vendidos.

Para calcularmos o telhado temos que fazer a correção da área em planta com a inclinação da área coberta do telhado incluindo os beirais, essa inclinação pode variar de acordo com seu projeto ou com o tipo da telha que queira usar.
Com a área de cobertura calculada multiplicamos pelo número de telhas por metro quadrado e acrescemos mais 5% de margem de segurança, devido a possíveis recortes ou quebras. Cada tipo de telha tem um número de peças por metro quadrado e essa metragem pode variar de fabricante para fabricante. Por exemplo: Normalmente nas telhas Portuguesa é de 16 peças por metro quadrado de telhado, mas pode variar de acordo com os tamanhos e detalhes de amarração de cada fabricante.

Mas a dica de ouro, que serve para toda a obra, é contrate profissionais qualificados para ajuda-lo tanto para projetar quanto para executar sua obra.

Receba por email, os melhores conteúdos da semana sobre Construção!