fbpx
Início Construção Edificação Como ligar uma simples lâmpada?

Como ligar uma simples lâmpada?

5

Olá pessoal, publicamos diversos artigos técnicos sobre comandos, automação com um assunto um pouco mais aprofundado, mas vem em minha cabeça, precisamos dar atenção também a quem esta começando ou tem interesse em aprender elétrica do início. Antes de continuar peço a vocês que seja um seguidor do Blog Ensinando Elétrica e receba todos os conteúdos postados em seu e-mail. Clique aqui!

Pensando nisso criei esse artigo de nível básico aqueles que ainda não sabem nem como realizar a instalação de uma simples lâmpadas através de interruptor simples. Sim esses que tem ai na sua casa, ao lado da porta.

Veja como é simples confira os esquemas didáticos abaixo:

Sobre a ligação – Bom sabemos que para você dar condição a ligar uma lâmpada você precisa ter a alimentação adequada para aquela lâmpada, no caso do exemplo utilizamos uma rede 127V entre fase e neutro, que é o comum aqui na região sudeste e sul do pais, você vai precisar de um interruptor que a sua função nada mais é interromper a passagem da tensão e corrente elétrica, abrindo e fechando seu contato.

Existe inúmeras opções de tipos de luminárias ou lâmpadas, mas de qualquer forma o circuito será o mesmo só verifique a quantidade de luminárias que você colocará naquele circuito. Não pode ultrapassar os 10A que é a corrente máxima que os interruptores comum suporta.

Acima esta como deve ficar a ligação, fio preto utilizamos para FASE e fio AZUL para neutro conforma a norma NBR 5410. Utilizamos um fio 1,5mm cor vermelha para o retorno para diferenciar do restante assim sua identificação será mais fácil. Veja abaixo com mais detalhes:

Conforme a norma NBR5410 a secção mínima para alimentação dos circuitos de iluminação deve ser realizada com fiação 2,5mm tanto para a fase quanto para o neutro, o fio retorno você pode utilizar fio 1,5 mm, mas somente para o retorno, outro detalhe importante é que a fase sempre deverá ir no parafuso do meio do interruptor isso e padronizado.

Também o neutro sempre devê ir ao soquete e nunca a fase isso vai te proteger contra contato direto a fase, isso poderia te causar choque elétrico.

Posso ligar outras lâmpadas no mesmo circuito do interruptor? sim pode desde que a somatória total das lâmpadas não ultrapasse os 10A, que é a corrente máxima que o interruptor suporta. Então no caso do exemplo acima, daria em torno de 1270 watts de potência se todas as lâmpadas estiverem ligadas em paralelo, conforme exemplo acima.

Devo levar o aterramento aos pontos de lâmpadas? simmmm a norma pede aterramento em todos os pontos de ligação, tanto em tomadas quanto em pontos de luminárias, não inseri nos esquemas para simplificar a ligação.

Onde ligo a condutor terra? o fio terra você sempre ligará na carcaça da luminária. Um exemplo de luminária onde é possível conectar o terra a sua massa (carcaça).

Exemplo de Luminária Lampadas Fluorescente 20 watts tubular

Agora se na ligação, você estiver utilizando um simples plafon conforme imagem abaixo:

o cabo terra acaba ficando sem lugar para ligar o mesmo, você pode deixar ele ali isolado e parado. Pois não há o que você aterrar nesse tipo de luminária.Caso o seu tipo de luminária for utilizar o famoso é de galinha (imagem abaixo). você pode usar o terra e aterrar ele.

Bom é isso galera espero que tenha gostado, lembre-se se você já sabe disso, ainda há muitos leigos na área da elétrica que precisam saber o conhecimento desdo principio básico.

Receba por email, os melhores conteúdos da semana sobre Construção!