fbpx
Início Mercado Economia Como selecionar a verdadeira chapa cimentícia para a sua obra em Light...

Como selecionar a verdadeira chapa cimentícia para a sua obra em Light Steel Frame.

1

fotoA construção civil Brasileira vem nos últimos anos buscando inovar os seus métodos construtivos com o objetivo de obter mais qualidade, desempenho, produtividade, durabilidade, facilidade de manutenção e sustentabilidade por meio da redução de CO2, economia de água e eliminação de desperdícios.

Neste cenário um sistema construtivo vem se destacando e crescendo exponencialmente no Brasil inclusive como solução anticíclica para o atual momento da economia. O Light Steel Frame, criado nos Estados Unidos há quase um século, já consolidado em muitos países e um caminho sem volta para a industrialização da construção no Brasil.

Composto por perfis de aço leve revestidos com zinco ou alumínio e zinco, estes elementos conectados formam painéis estruturais para a construção de paredes, lajes e telhados. O fechamento interno e externo destas estruturas é feito com materiais industrializados como, por exemplo, chapas de gesso, madeira OSB, lã mineral para ampliar o já excelente isolamento térmico e acústico, membranas impermeabilizantes e chapas cimentícias combinadas com massa tipo basecoat para tratamento de juntas e superfícies.

As cimentícias são utilizadas como vedação principalmente para as áreas externas mas é preciso entender adequadamente como selecionar este importante componente para evitar problemas como delaminações, infiltrações, rachaduras inesperadas nas uniões entre as chapas ou descolamento dos revestimentos comprometendo assim o sucesso do empreendimento.

As verdadeiras chapas cimentícias, baseadas na tecnologia Norte-americana, são produzidas através de um processo contínuo de cimento Portland, aditivos especiais e malhas de fibra de vidro polimerizadas e álcali resistentes em ambas as faces. O resultado é um produto muito resistente à impacto e vento, durável, incombustível, com baixa absorção de água, resistente ao mofo, não delamina, leve e fácil de cortar dispensando o uso de ferramentas elétricas e não gerando pó, possui estabilidade dimensional e resiste aos movimentos provocados pela mudança de temperatura e umidade, e principalmente gerando ancoragem para o tratamento de superfície base coat.

desenhoPara tratamento da união e superfície das chapas é utilizada uma malha de fibra de vidro polimerizada e álcali resistente e massa a base de cimento polimerizado tipo basecoat, o resultado final é uma superfície plana e pronta para receber diversos tipos de acabamento como pintura lisa, textura ou cerâmica. O recobrimento de toda a superfície da chapa com o basecoat é indispensável para que haja a distribuição da movimentação das placas por toda superfície, e também para que a ancoragem dos revestimentos seja padronizada, diferente dos tratamentos convencionais que são realizados somente nas juntas, onde concentram-se toda carga de movimentação das placas e diferentes ancoragens para revestimentos, aumentando o risco de patologias. Por esses motivos a combinação de chapas cimenticias estruturadas com malhas de fibra de vidro nas duas faces junto com o tratamento de superfície base coat, é a melhor solução que temos para os fechamentos externos do sistema construtivo Light Steel Frame.

 

Artigo anteriorConsultor: Afinal, o que faz e como atua um bom profissional?
Próximo artigoBate-Papo: Ep. 2 – Como VALORIZAR seu trabalho?
A United States Gypsum (USG) inventou o drywall (painéis de gesso) em 1917. É a empresa líder mundial em produtos para construção a seco. Na América do Norte, a USG é o principal fabricante de painéis de gesso e de um portfólio completo de produtos para sistemas drywall e light steel framing. A empresa opera globalmente com 82 fábricas e 16 minas e pedreiras.Mantém um centro de pesquisa e desenvolvimento, perto de Chicago (USA), onde seus cientistas e técnicos desenvolvem produtos e sistemas de alta qualidade. A empresa tem mais de 100 anos de experiência e é líder em pesquisa e desenvolvimento de produtos, com mais de 1.000 patentes, o que mostra seu compromisso de constante inovação para a indústria da construção.

Receba por email, os melhores conteúdos da semana sobre Construção!