fbpx
Início Construção Instalação Como trocar lâmpadas fluorescentes por LED?

Como trocar lâmpadas fluorescentes por LED?

2
trocar lâmpada fluorescente por LED

Olá amigos, após alguns dias sem tempo de postar aqui no Blog para vocês, hoje deu tempo de fazer um artigo para os amigos que tem dúvidas sobre como substituir o reator 2×40 imagem abaixo, por lâmpadas de LED.

Amigos é comum hoje em dia todo mundo estar trocando e substituindo esses reatores para lâmpadas fluorescentes, por lâmpadas de LED que são muito mais econômicas e dispensa o uso de reatores.

Na sua calha 2×40 ou até mesmo 1×40 para que sua lâmpada fluor funcione precisa do reator certo, vamos ver nesse artigo como você pode trocar facilmente e substituir para o LED.

Primeiro desligue e retire a calha do teto e corte os fios no começo do reator conforme as setinhas indicam,

você não precisa remover todo os fios dos soquetes, pois pode aproveitar a ligação antiga para usar para a LED.

Contando ficará como o exemplo acima, agora você deve juntar todas as pontas do lado direto vermelhos com os azuis e lado esquerdo também vermelhos com azuis, então teremos 2 pontas que essa será ligada na rede, 220V ou 127V as lâmpadas de LED são normalmente bivolt automático.

Se sua instalação for 220V entre fase e fase você deve ligar conforme exemplo acima e utilizar o interruptor BIPOLAR certo, basta ligar conforme exemplo, lembre-se essa ligação é para calhas 2×40 ou seja utiliza-se 2 lâmpadas de LED.

Fácil não?

só remover o reator e realizar a junção dos fios conforme os exemplos e instalar o interruptor correto, agora se sua instalação for 127V entre fase e neutro segue abaixo o exemplo:

Se for calha com apenas 1 lâmpada a ligação é a mesma basta ligar fase de um lado do soquete e a outra fase do outro lado, ou fase de um lado e neutro para o outro se for rede 127V.

Galera caso sua lâmpada de LED seja do tipo que se alimenta apenas uma das extremidades segue o esquema abaixo:

O lado FN deve ficar na mesma posição da fiação, veja o detalhe abaixo:

Fui galera espero que tenham gostado do artigo, e assim que tiver outro tempinho livre estarei trazendo novos artigos. Lembre-se acesse www.ensinandoeletrica.com.br para conhecer meu blog e ver mais dicas sobre elétrica.

Receba por email, os melhores conteúdos da semana sobre Construção!