fbpx
Início Mercado Economia Compradores podem ter problema para receber imóveis, diz entidade da construção civil

Compradores podem ter problema para receber imóveis, diz entidade da construção civil

Crise de matéria-prima atrapalha oferta no setor

0

Por Joana Cunha, Painel S.A. Folha de São Paulo. O número de lançamentos no mercado imobiliário caiu quase 60% no primeiro trimestre deste ano em relação ao quarto trimestre de 2020, segundo levantamento que a CBIC (associação da indústria da construção) vai divulgar nesta segunda-feira (24). O cenário vem acompanhado de uma queda superior a 13% na oferta final de imóveis e de 12% nas vendas, na mesma base de comparação.

O recuo acontece na esteira de uma crise de escassez e aumento no preço de produtos como cimento e aço. Quase 60% dos empresários do setor dizem ter sido impactados pelo problema, que elevou a insegurança no mercado de imóveis, segundo a entidade.

“Contratos de construção e venda foram firmados com preços que não aguentam os aumentos de custos, e clientes poderão ter problemas para receber seus bens”, diz o presidente da CBIC, José Carlos Martins.

Quando a comparação é feita com o primeiro trimestre do ano passado, os lançamentos tiveram um aumento tímido, de apenas 3,7%. A oferta final —formada pelo estoque disponível para venda, em lançamento, construção ou pronto— caiu quase 15%, para cerca de 154 mil imóveis. Já as vendas cresceram 27% nesta base de comparação, com 54 mil unidades negociadas.

Pelos cálculos da CBIC, se a média de vendas dos últimos 12 meses se mantivesse, e nenhuma nova unidade fosse lançada, a oferta final levaria nove meses para se esgotar.

Segundo Martins, os empreendedores estão temerosos em lançar imóveis para o público de baixa renda.

Nos três primeiros meses, foram vendidas mais de 23 mil residências do programa Casa Verde e Amarela. As casas populares responderam por cerca da metade de todos os imóveis lançados, vendidos e disponíveis no país.

Receba por email, os melhores conteúdos da semana sobre Construção!