fbpx
Início Construção Concreto Concreto: ele está por todos os lados!

Concreto: ele está por todos os lados!

1

Ele está por todos os lados. Caminhamos sobre ele, dirigimos sobre ele e vivemos em edifícios construídos sobre ele. Sim, estamos falando sobre o concreto.

Material quase onipresente na Terra, o concreto começou a ser produzido há muito tempo atrás quando os romanos misturaram cimento à base de limão com vários outros materiais (principalmente areia) para fazer argamassa.

Em certo sentido, esse foi o primeiro concreto produzido. Mas, o material como conhecemos hoje não foi possível de ser feito até cerca de 200 anos atrás. Isso porque o concreto moderno é basicamente uma mistura de água, agregados (areia e pedra) e cimento Portland. E o cimento Portland não foi inventado até o início do século XIX.

Para mostrar como esse material nos cerca por todos os lados preparamos uma lista com dez curiosidades sobre o concreto. Confira!

concreto-em-tudo-bx (4)

1. O concreto foi usado pela primeira vez na Grécia antiga e na Roma antiga

O período mais antigo que o material foi utilizado pela humanidade ocorreu na Grécia, em 800 AC, enquanto os romanos passaram a produzir concreto posteriormente, entre 300 AC a 476 DC. Este tipo de concreto foi feito de materiais de cal viva, pedra-pomes e cinzas vulcânicas. Estruturas romanas como cúpulas, abóbadas e arcos foram construídas a partir de concreto.

concreto-em-tudo-bx (5)

 

2. Roma Antiga tinha concreto super-resistente

A mistura moderna de concreto erode com o tempo. Já a versão romana, em vez de erodir, parece se tornar ainda mais forte com a exposição ao meio ambiente, em especial diante da presença de água do mar.

A recente descoberta publicada por uma equipe de cientistas no periódico American Mineralogist comprovou que elementos presentes na composição romana, como um mineral raro chamado tobermorita de alumínio, ajudam a dar maior resistência ao concreto, fortalecendo as estruturas e construções da época.

 

3. Esquecemos como fazer concreto por mais de 1.300 anos

A fórmula para o concreto moderno foi descoberta pelos romanos, mas este importante método de construção foi esquecido e não foi reconduzido até 1796.

concreto-em-tudo-bx (3)

4. O concreto começou a ser utilizado como revestimento de estradas em 1865

O primeiro pavimento de concreto no mundo foi construído em Inverness, na Escócia, em 1865. Alguns dos pavimentos de concreto colocados em Edimburgo, na Escócia, em 1872 ainda estão em uso hoje.

No continente americano, um dos primeiros usos do concreto foi na construção de uma casa de revitalização grega em Nova York, em 1835. Em meados da década de 1850, o editor de New York Tribune, Horace Greeley, construiu um celeiro e convenceu os outros vizinhos a construírem casas de concreto, várias das quais sobrevivem até hoje.

concreto-em-tudo-bx (1)

5. A China é, de longe, o maior país consumidor de concreto do mundo

Na verdade, estima-se que entre 2011 e 2013, a China usou mais cimento (6,6 gigatons) do que os Estados Unidos da América durante todo o século 20 (4,5 gigatons).

A maior estrutura de concreto do mundo também fica na China. Trata-se da “Barragem das Três Gargantas na China”, represa hidrelétrica localizada no rio Yangtze, feita de 654,576,231,43 kg de concreto.

 

6. O concreto é o material de construção mais utilizado no mundo

Cerca de 5 bilhões de metros cúbicos de concreto são produzidos globalmente todos os anos. A quantia representa duas vezes mais do que a produção de qualquer outro material de construção.

concreto-em-tudo-bx (2)

7. A represa Hoover Dam foi construída em blocos porque se fosse derramado todo o concreto de uma só vez, o material ainda estaria secando

Como o concreto se contrai com o calor, o potencial de contração da estrutura da represa Hoover Dam (EUA), em 1933, se mostrou como um seríssimo problema.

Engenheiros do Bureau of Reclamation calcularam que se a represa fosse construída numa estrutura contínua o concreto levaria mais de 120 anos para resfriar e as tensões resultantes poderiam fazer com que com que a represa se rachasse e chegasse mesmo a desmoronar completamente.

Para evitar que essa situação ocorresse, o terreno onde a represa deveria ser construída foi marcado com retângulos para que blocos de concreto em colunas fossem colocados ali. Entre os blocos havia alguns com mais de 15 metros quadrados e mais de 1,5 metro de altura.

concreto-em-tudo-bx (6)

8. Concreto poroso consegue absorver 4 mil litros d’água em um minuto

Um novo tipo de concreto feito pela empresa britânica de materiais Tarmac absorve instantaneamente litros e mais litros de água — ao mesmo tempo prevenindo enchentes e conservando a água, já que ela continua seu ciclo e vai para o solo.

Chamado de Tarmac Topmix Permeable, trata-se de um pavimento de concreto super-poroso, projetado para remover água de tempestades e enchentes em estacionamentos, vias, calçadas e outras superfícies.

A companhia diz que o concreto pode ser instalado em qualquer lugar para diminuir o risco de inundações, mas quem cogitar usá-lo deve antes fazer uma pesquisa no terreno para identificar crateras ou possíveis armadilhas, sejam elas em sentido literal ou figurado. Isso porque a permeabilidade do subsolo e o nível do lençol freático são parâmetros importantes no projeto.

9. O concreto perfumado já é realidade

As empresas de construção estão usando agentes de liberação de forma perfumada para dar ao concreto um cheiro mais agradável. O mais famoso deles é o chiclete.

 

10. Em algumas circunstâncias raras, o concreto pode ser produzido naturalmente

Segundo uma empresa produtora de concreto na Austrália, em algumas circunstâncias naturais, o concreto pode ser encontrado em estado puro, quando há contato entre o xisto bruto e o calcário. Ainda de acordo com a companhia, em Israel, há um enorme depósito de concreto natural com cerca de 12 milhões de anos.

 

Gostou? Compartilhe esse conteúdo e acesse o Blog da ConstruLiga para ficar por dentro dos melhores artigos sobre a Construção Civil.

Receba por email, os melhores conteúdos da semana sobre Construção!