fbpx
Início Construção Edificação Confira a forma mais barata de ganhar 1 decibel

Confira a forma mais barata de ganhar 1 decibel

2

Alvenarias com Composto de Vermiculita Expandida e Elastômeros Especiais

A ABNT NBR 15.575:2013 trouxe à tona uma ampla discussão sobre a viabilidade das soluções acústicas oferecida pelo mercado, seus impactos financeiros e operacionais no processo construtivo e comprovação de desempenhos oferecidos. Amplo espectro de pesquisa foi desenvolvido com objetivo de verificar o comportamento da Vermiculita Expandida, associada à compostos elastoméricos, quanto à sua capacidade de aumento do desempenho acústico de alvenarias, buscando oferecer uma opção segura e economicamente viável para o atendimento à Norma de Desempenho.

vermiculitaForam realizados ensaios para determinação do Índice de Redução Sonora Ponderado (Rw), de diferentes composições e processos visando compreender um padrão de comportamento do composto, quando confinado nos vãos de alvenarias, variando os tipos de blocos utilizados, nas espessuras de 9 – 11,5 – 14 e 19 cm.

Os resultados comprovam que o composto contribui no aumento da energia dissipada e a consequente redução da energia transmitida pelo sistema com potencial de substituir os processos convencionais de contraparedes, e grauteamentos com argamassas ou concretos, que impactam significativamente em perda de produtividade e oneração da construção.

Os ensaios, laboratoriais e de campo, demostraram que o composto permite às alvenarias convencionais atenderem os desempenhos acústicos prescritos na ABNT NBR 15.575-4:2013, atingindo os níveis mínimo, intermediário e superior.

O receio de não ter resposta imediata do consumidor, pelas onerações impostas pelas exigências da norma têm provocado uma sucessão quase histérica de tentativas e soluções de canteiro.

“Quero manter o meu gesso de 5 mm em cada lado”.

“Não quero fazer paredes duplas… encher de graut é trabalhoso e dificulta a manutenção pós obra…”

“Minha parede já atende a Norma porque o Manual da Associação fulana disse que atende”…

Ouço de tudo. Mas também ouvi o consenso de que apenas parcerias, a exemplo do que ocorreu na indústria automobilística anos atrás, poderá levar a soluções duradouras, tal como associar construtoras com industrias locais, gerando soluções regionais.

Só este tipo de sinergia colaborativa dará atendimento à Norma de Desempenho que veio para ficar.

Soluções existem muitas. Mas a obra quer o menor impacto na cultura construtiva, quer facilidade de acesso ao produto e à assistência técnica, quer simplicidade de processo, quer preço.

Durante toda a pesquisa, em diversas construtoras de todo país, uma frase ficou marcada, dita por um Diretor: “Neste momento estamos buscando a forma mais barata de ganhar um decibel! ”.

No fim, uma bateria de ensaios em dois laboratórios renomados e ensaios de campo, em obras, desanuviou algumas dúvidas e mitos que ouvimos há tempos como:

  • Os resultados comprovam que as técnicas de alternar materiais de diferentes impedâncias produzem resultados melhores que o simples aumento da massa: Industrias que buscaram apenas aumentar a massa dos blocos não adicionaram ganho significativo em isolamento sonoro, frente ao custo e prejuízo ergométrico dos produtos.
  • Reboco com gesso é melhor para a acústica que o convencional: Ensaios mostraram que o revestimento argamassado cimentício é mais eficiente que o gesso.

Abaixo apresentamos um resumo das eficiências do sistema de preenchimento das cavidades confinadas dos blocos de concreto e cerâmico, comprovadas em ensaios de campo.

vermiculita2

 

Jeorge Frances

Bel. Engenheiro Civil

Gerente P&D da Brasil Minérios S/A

Receba por email, os melhores conteúdos da semana sobre Construção!