fbpx
Início Mercado Economia Saldo da mão de obra da construção civil – Análise do primeiro...

Saldo da mão de obra da construção civil – Análise do primeiro semestre

1
Construction Worker

Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso são os estados que apresentaram melhor saldo da mão de obra da construção neste primeiro semestre

Construction Worker

O setor da construção vem ensaiando uma retomada lenta e gradual. Um dos indicadores é o saldo da mão de obra (quantidade de profissionais admitidos subtraindo-se os demitidos).

Julho foi o primeiro mês do ano que tivemos o saldo positivo da mão de obra. Ainda que pequeno, podemos celebrar, pois saímos do negativo.

 

Admitidos, Desligados e Saldo por mês (jan-jul/17)

Grafico1

Porém, se analisarmos os números de cada Estado, é de se esperar comportamentos distintos, afinal nosso Brasil é grande e temos realidades diferentes em cada localidade.

Olhando os resultados acumulados ao longo desses 7 meses, podemos perceber que a região Centro-Oeste tem mostrado os melhores sinais de recuperação. Todos os estados apresentam um saldo positivo no período, totalizando em + 5.990 profissionais.

 

Admitidos, Desligados e Saldo por UF (jan-jul/17)

Grafico2

A Região SUL é a segunda melhor região, com saldo positivo +1.695 profissionais entre janeiro e julho deste ano. Destaque para o estado de Santa Catarina, que vem puxando um saldo positivo em quase todos os meses do período, exceto maio e junho.

SUDESTE, por sua vez, é a região que apresenta o maior saldo negativo, de – 26 mil profissionais. Um ponto que não pode ser desprezado é que a região concentra os estados com maior volume de mão de obra e logicamente os resultados são mais impactantes. Minas Gerais é o estado que apresenta o melhor cenário, com saldo positivo no período e São Paulo apresenta o maior saldo negativo.

Mas se a gente olhar somente o mês de julho, já temos um cenário diferente: saldo positivo em MG e SP, que são os principais estados contratantes da mão de obra da construção no Brasil.

 

Admitidos, Desligados e Saldo por UF (somente jul/17)

Grafico3

Vamos acompanhando e fazendo nossa parte para que a construção passe a apresentar resultados cada vez mais positivos.

 

Quer analisar os resultados com mais detalhes? Clique aqui

 

Eliana Taniguti

Co-founder da Construliga, sócia fundadora e diretora da e8 inteligência, empresa especializada em estudos e pesquisas de mercado no setor da construção.

 

 

Receba por email, os melhores conteúdos da semana sobre Construção!