fbpx
Início Mercado Economia Construção civil gerou 100 mil novos empregos no primeiro trimestre

Construção civil gerou 100 mil novos empregos no primeiro trimestre

Dados do Caged indicam que o setor foi responsável por 15% das vagas abertas no Brasil

0

O Dia. Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), organizados pelo Ministério do Trabalho e Emprego, foram criados no primeiro trimestre do ano 100.674 novos empregos no setor de construção civil no país. O resultado foi superior ao mesmo período de 2021, que já vinha mostrando uma aceleração da economia.

Apesar dos desafios dos últimos dois anos, o número de empregados de carteira assinada do setor passou de 1,926 milhão em Junho/2020 para 2,428 milhões em Abril/2022. Entre as atividades econômicas definidas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o setor da construção civil foi o segundo que mais gerou empregos formais este ano, também impulsionado pelo aumento no setor de serviços que engloba comunicação e imobiliárias.

Investimentos em novos negócios

Conforme a Câmara Brasileira da Indústria e Construção (CBIC), calcula-se que a cada R$ 1 milhão de novos investimentos, o setor consegue gerar 18,31 postos de trabalho (diretos, indiretos e induzidos). Portanto, a capacidade de o setor gerar empregos está relacionada com os investimentos realizados no passado.

Receba por email, os melhores conteúdos da semana sobre Construção!