fbpx
Início Mercado Economia Construção civil gerou 100 mil novos empregos no primeiro trimestre

Construção civil gerou 100 mil novos empregos no primeiro trimestre

Dados do Caged indicam que o setor foi responsável por 15% das vagas abertas no Brasil

0
A geração de empregos foi um dos grandes destaques em 2021. Nos primeiros 10 meses do ano foram criados cerca de 285 mil novos empregos formais no setor, de acordo com dados do Ministério do Trabalho.

O Dia. Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), organizados pelo Ministério do Trabalho e Emprego, foram criados no primeiro trimestre do ano 100.674 novos empregos no setor de construção civil no país. O resultado foi superior ao mesmo período de 2021, que já vinha mostrando uma aceleração da economia.

Apesar dos desafios dos últimos dois anos, o número de empregados de carteira assinada do setor passou de 1,926 milhão em Junho/2020 para 2,428 milhões em Abril/2022. Entre as atividades econômicas definidas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o setor da construção civil foi o segundo que mais gerou empregos formais este ano, também impulsionado pelo aumento no setor de serviços que engloba comunicação e imobiliárias.

Investimentos em novos negócios

Conforme a Câmara Brasileira da Indústria e Construção (CBIC), calcula-se que a cada R$ 1 milhão de novos investimentos, o setor consegue gerar 18,31 postos de trabalho (diretos, indiretos e induzidos). Portanto, a capacidade de o setor gerar empregos está relacionada com os investimentos realizados no passado.

Receba por email, os melhores conteúdos da semana sobre Construção!