fbpx
Início Mercado Economia Construção civil vive retomada e projeta mercado promissor em 2023

Construção civil vive retomada e projeta mercado promissor em 2023

Crescimento pode chegar a 13,5% ainda este ano, com cenários de grandes empreendimentos, obras e reformas particulares

0

Otávio Augusto, Metropóles – O setor de construção civil projeta para 2023 um reaquecimento do mercado após o período mais duro da pandemia de Covid-19, com destaque para obras públicas.

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) projeta que o crescimento de 13,5% ainda este ano, estimativa maior que a do Produto Interno Bruto (PIB), que a soma das riquezas produzidas pelo país.

A explicação para o otimismo é que os negócios firmados há dois anos começaram a sair do papel. Neste cenário está a retomada de grandes empreendimentos, obras e reformas particulares. Além disso, existe o impulsionamento causado pelo Casa Verde e Amarela, atual programa habitacional do governo federal para financiamento de casas populares.

Os índice positivos também partem do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A construção civil cresce há sete trimestres consecutivos. O resultado é inédito desde 1996.

Os analistas do setor acreditam que os resultados fazem parte do ciclo positivo de negócios em andamento, que foi iniciado no 3º trimestre de 2020.

Conforme a Sondagem da Indústria da Construção, realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), o setor, com a contribuição de todos os seus segmentos (construção de edifícios, serviços especializados para construção e obras de infraestrutura) encerrou o primeiro semestre de 2022 com o maior patamar de atividades desde outubro de 2021.

Processo de ascensão

Segundo o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil, o engenheiro civil Dionyzio Klavdianos, a tendência de 2023 é manter o processo de ascensão. “O setor tem se mostrado resiliente apesar de tudo”, avalia.

Além disso, engenheiro cita obras de infraestrutura nas capitais. Ele chama atenção para Brasília, que tem realizado empreendimentos. “São obras necessárias em diversos segmentos e que estão sendo executadas e há um passivo ainda maior aguardando financiamento”, frisa.

Dois dos maiores maiores eventos do setor estão confirmados para o próximo ano. A Feira Nacional da Construção Civil e Habitação ocorrerá em maio de 2023. A Expo Feicon, que reúne empresas, associações e influenciadores do mercado da arquitetura e da construção civil, acontece antes, em abril.

Receba por email, os melhores conteúdos da semana sobre Construção!