fbpx
Início Todos pela Construção 2º Webinar – Construção em tempos de Corona Vírus – China, Itália...

2º Webinar – Construção em tempos de Corona Vírus – China, Itália e Brasil

0

Nesse 2º Webinar os convidados apresentaram os modelos utilizados por empresas da construção civil para enfrentar o momento com dedicação e perseverança.

Convidados:

Renato de Castro – Smart City Expert Itália
Painel: Aprendizados da construção civil na Itália no período de Covid-19​​​​​​​.

Rodrigo Muller – Diretor Executivo Huaxin Cement Co. da China
Painel: ​​​​​​​A construção na China – Antes, durante e pós-Covid19.

Valter Frigieri – Diretor de Planejamento e Mercado da ABCP
Painel: A construção no pós-Coronavírus.

Afonso Maria Rocha – Superintendente Sebrae MG – Brasil
Painel: O preparo das pequenas empresas do setor da construção civil para o pós-Covid-19.

Esse é um movimento liderado pela: ConstruLiga, Ethos, Sebrae e ABCP

O Movimento

SEBRAE, Ethos e Construliga lançaram o movimento #todospelaconstrução, que contará com mais de 100 cursos ministrados por especialistas do setor da construção com objetivo de criar ideias capazes de trazer inovações – fazendo desta crise não um percalço, mas uma oportunidade de se desenvolver novas soluções.

Webinar

O Webinar “Experiências do Brasil, China e Itália: antes, durante e o pós Lockdown” contou com a participação de especialistas da construção civil para debater o impacto do covid-19 no setor.

No painel “A construção no pós-Coronavírus”, Valter Frigieri, Diretor de Estratégia e Mercado da ABCP, destacou o panorama futuro da construção e como as relações de trabalho podem mudar diante desse novo cenário:

“A construção civil como setor não parou totalmente, mas mesmo assim levará um certo tempo para se recuperar. Agora podemos ver um novo momento já emergindo, em que o trabalho em casa sai fortalecido e o escritório, por sua vez, enfraquecido. O digital, com força total, ganhará o mercado e o espaço nas empresas”, afirmou.

Na sequência, Rodrigo Muller, Diretor Executivo Smart Cities, explicou como a construção civil na China se preparou para enfrentar a pandemia e as medidas que estão sendo tomadas para uma retomada no setor. Para isso, Muller ressaltou de que forma o país lidou com o novo coronavírus e quais foram as medidas tomadas para atenuar as restrições impostas pela quarentena.

Para abordar como o setor da construção pode lidar com o covid-19, Renato de Castro, Smart City Expert Itália, citou os principais aprendizados que o segmento pode tirar do contexto italiano ao detalhar como a crise sanitária, econômica e social, que assola o país, fez com que sua população precisasse se adaptar a um novo mundo essencialmente digital em uma cultura que preza por valores tradicionalistas.

Por fim, os convidados debateram o panorama mundial da pandemia, comparando as medidas de contenção entre países e analisando projetos pós-crise já realizados pelo mundo para fazer previsões sobre quais caminhos tomar para uma retomada econômica.

Nesse sentido, Afonso Rocha, Superintendente Sebrae MG – Brasil, completou o Webinar explicando como as empresas, especialmente as pequenas, estão lidando com a obrigação de entregar serviços online, já que essas medidas poderão ditar grandes mudanças para o futuro.

Receba por email, os melhores conteúdos da semana sobre Construção!