fbpx
Início Arquitetura Arquitetura Construções Metálicas: O uso do Aço na Construção Civil

Construções Metálicas: O uso do Aço na Construção Civil

0
Peace Bridge - a pedestrian bridge on the Kura River in Tbilisi, Georgia
Peace Bridge – Georgia

O uso do Aço na Construção Civil

Construções Metálicas: O uso do Aço na Construção Civil. O aço mudou a construção e o mundo nos últimos anos. Quando Andrew Carnegie começou a utilizar o material criando as primeiras grandes construções metálicas, a construção civil realizou um salto em qualidade e resistência.

Adotando o aço em pequenos imóveis aos mais imponentes já construídos. Em suma, o aço se tornou necessário para que o crescimento nas grandes cidades pudesse acontecer.

Uma vez que a quantidade limitada de espaço e a grande massa de pessoas buscando uma vida melhor obrigou as construções tomarem rumo vertical. Este que foi o início das grandes cidades superpopulosas como Nova York, Chicago e posteriormente São Paulo.


O aço mudou o mundo, mas ainda é o início

Apesar de já ser utilizado por décadas, ainda há muito que pode ser realizado com o aço. E por possuir características adequadas a construção, preço baixo e potencial de utilização em conjunto com outros materiais, é esperado que ele permaneça na vida cotidiana por um longo tempo.

Remodelando e modernizando a maneira de construir, tanto em grandes e nas pequenas cidades. Estas que cada vez mais adotam o sistema verticalizado das metrópoles.

E todas essas novas cidades, possibilidades e potencial do aço demostram que ainda há áreas que podem ser inovadas dentro da construção civil, assim como em outros setores dentro da construção.


O uso das construções metálicas atualmente

Cada vez mais as construções pré-fabricadas são utilizadas, uma tendência que facilita a construção, diminui os custos das obras e as tornam mais resistentes.

Sendo a maior parte dessas construções feitas utilizando o aço, em pré-moldados, estruturas prontas, semi-prontas, entre outras.

A popularização dessas construções metálicas tem sido lenta, mas constante. Atualmente já é possível encontrar casas em todos os locais que fazem uso do aço, tanto em suas estruturas quanto em telhados.

A tendência é real, as construções estão se tornando cada vez mais metálicas. E a onda de sustentabilidade que surgiu dentro do mercado apenas aumentou o uso do aço.

Visto que ele pode ser reutilizado diversas vezes sem que uma grande quantidade de recursos esteja disponível. Por esta característica, alguns construtores consideram o aço um dos principais materiais da construção do futuro.

No entanto, ainda há muito que precisa ser feito. Ao contrário do que pode ser visto fora do país. No Brasil, a falta de investimento e certa desconfiança da população ainda impedem que as construções metálicas ganhem mais mercado.


As inúmeras possibilidades das construções metálicas

O baixo preço, resistência, sustentabilidade e fácil utilização não são os únicos fatores que fazem as construções metálicas serem consideradas o futuro.

Mas sim o grande número de possibilidades e utilizações dentro da construção civil. Podendo serem utilizadas em casas comuns, grandes prédios ou pontes resistentes como a que Andrew Carnegie construiu para provar o potencial das construções metálicas.

Em resumo. O aço já faz parte da construção civil, é utilizado em grande escala e continuará sendo uma das melhores escolhas ao construir durante os próximos anos.

As construções metálicas vieram para ficar e estão evoluindo a forma como a humanidade constrói imóveis.


Eng Carlos Alberto

Especialista em Construção Civil

Visite nossos sites para saber mais:

www.premonta.com.br

www.fazerobra.com.br

Receba por email, os melhores conteúdos da semana sobre Construção!