fbpx
Início Tendências Inovação Coworkings: ao ataque!

Coworkings: ao ataque!

O conceito de coworkings autônomos, em que grande parte das atividades operacionais são realizadas pelos próprios coworkers com auxílio da tecnologia pode se tornar uma realidade rapidamente.

0
"Crises geram enormes oportunidades. Vamos passar por essa e sair melhores. Ao ataque!"

Por Rony Stefano e Guilherme Andrigueti. A vida de empreendedor não é fácil! Burocracias, impostos, concorrentes, funcionários, fornecedores, enfim, cada dia temos que vencer uma grande batalha. E a pandemia só tornou isso tudo milhares de vezes mais complicado. Ao princípio desanimamos, mas a grande maioria dos empreendedores bem sucedidos tem em comum a bravura e o otimismo. Que hora melhor do que essa para demostrar que “you have what it takes” que agora? É hora de separar o joio do trigo, os meninos (as) dos homens (mulheres). Os líderes dos seguidores.

Certamente o segmento de coworkings é um dos mais atingidos pela pandemia ao lado do turismo entre muitos outros. Mas o que os heroicos empreendedores desse segmento podem fazer? Desistir é fácil. A persistência nessa hora é que irá diferenciá-lo.

Primeiramente um controle rígido do caixa, sobretudo com renegociações com fornecedores, aluguéis e funcionários. Todos estão no mesmo barco. Nenhum proprietário de imóvel ou fornecedor quer que seu cliente ou locatário quebre. O melhor para todos seria que nada tivesse acontecido. Mas como não é possível, lidamos como se esses meses não tivessem acontecido e congelamos tudo que for possível e razoável. Mas essas são medidas paliativas. O que separa o empreendedor de sucesso dos “laggards” é a postura e capacidade de inovar e melhorar o seu negócio durante a crise. Os Coworkings por si só são estruturas inovadoras. Repensando a forma de lidar com o ambiente de trabalho, facilitando contratos, relações de trabalho e inovação.

Este é o momento propício para os coworkings inovarem. Esse tempo paralisado é um tempo excelente para revisar a base de custos, a distribuição, vendas, relações comerciais e sobretudo a tecnologia. Observamos vários negócios que estão aproveitando o momento para reformas e investimentos.

Não há dúvida que a demanda irá voltar. E muito maior do que era antes. Empresas deverão reduzir sua base de custos e aproveitar, pelo menos temporariamente, de espaços de coworkings para alavancar as suas operações. Isso sem falar no imenso número de desempregados que já não tem disposição para o home office depois de quarentenado por um par de meses.

Coworkings com as melhores estruturas e tecnologias serão os vencedores! Coworkings com uma base de custos fixa menor e tecnologia de ponta irão se sobressair. O conceito de coworking autônomo, em que grande parte das atividades operacionais são realizadas pelos próprios coworkers com auxílio da tecnologia pode se tornar uma realidade rapidamente. ERP’s e sistemas de controle de acesso detém um papel fundamental nessa retomada. Melhoram o controle e o fluxo de clientes, reduzem a necessidade de mão de obra e as interações humanas com recepcionistas reduzindo o risco de contágio, além de proverem informações relevantes de ocupação dos espaços em tempo real

Os Sistemas de controle de acesso e gestão de espaço não apenas proporcionam os benefícios acima, mas também auxiliam na gestão remota do espaço, permitindo uma operação 24/7 com segurança a todos, uma vez que utilizamos tecnologias “sem contato” para o acesso.  Esses equipamentos já estão disponíveis no Brasil e a um custo / benefício muito acessível. Crises geram enormes oportunidades. Vamos passar por essa e sair melhores. Ao ataque!

Receba por email, os melhores conteúdos da semana sobre Construção!