fbpx

Deslocamento integrado

0

É provável que a frota mundial de veículos cresça 3% a cada ano até 2030. Muitos desses veículos irão às ruas das megacidades, porque a proporção de pessoas que vivem em cidades atingirá 75% até 2050.

À medida que as populações crescem e as cidades se expandem fornecer mobilidade segura, conveniente e acessível para a população urbana se tornará um dos nossos maiores desafios.

Imagine se você pudesse fazer um deslocamento integrado entre o ônibus (metro), carro sem motorista e aluguel de bicicletas – tudo pago facilmente através do seu smartphone. Este é um dos cenários que todos nós sonhamos para o nosso futuro em termos de mobilidade urbana.  As influencias para alcançarmos estas mudanças estão intimamente ligadas a mudanças climáticas, urbanização massiva, inovação tecnológica, mudanças demográficas e a mudança dos comportamentos dos usuários.

Entender essas tendências é fundamental para repensar radicalmente a maneira que estamos planejando o nosso amanhã. É algo que os agentes públicos deveriam adotar imediatamente para termos a expectativa de que em um futuro próximo possuirmos redes de mobilidade seguras, acessíveis e interligadas. Somente desta maneira, a infraestrutura permitirá o crescimento econômico; eficiente em termos energéticos e sustentável.

Novas tecnologias abrirão novas possibilidades. As estradas podem se tornar painéis solares gigantes e recarregar carros de forma sem fio enquanto viajam. Eles poderiam até incluir elementos de iluminação LED para sinalização noturna.

A tendência é que as pessoas escolham diferentes formas de viajar e se locomover. Por que se preocupar com o incômodo e as despesas de possuir um carro quando você pode pagar apenas pelo tempo que leva um carro elétrico inteligente e sem motorista para levá-lo com segurança ao seu destino?

Grande parte da inovação necessária para enfrentar esses desafios já existe se pararmos para pensar, de que forma usar esta tecnologia disponível avançaremos para um futuro melhor e com baixa emissão de carbono.

Receba por email, os melhores conteúdos da semana sobre Construção!