Dicas sobre Planejamento Estratégico

Dicas sobre Planejamento Estratégico. Ter um bom planejamento estratégico é que define se um empreendimento terá ou não sucesso. E apesar de existirem negócios e obras sendo feitas sem um, basta uma rápida comparação para visualizar a superioridades dos que possuem o planejamento como base.

O planejamento estratégico não apenas servirá como um guia, mas também funcionará diretamente entre todas as áreas do projeto. Além de que uma empresa ou projeto apenas cresce à medida que algumas melhorias sejam feitas, estas que são obtidas através do planejamento.

Mas mesmo entendendo a importância de um planejamento estratégico, existem muitos detalhes sobre ele que devem ser conhecidos.

Dicas sobre Planejamento Estratégico

Foto: Reprodução


Você pode conhecer alguns deles em nossas dicas abaixo:

  1. Olhe para o futuro mais próximo

É de grande importância que o futuro seja planejado, mas em alguns momentos se tende a pensar que o futuro é algo distante. O que é apenas uma meia verdade.

É necessário que visualize o plano a curto prazo, pois são os objetivos contidos nele os mais tangíveis e possíveis de serem alcançados.

Também é preciso ter em mente que é com os pequenos objetivos de prazo curto que se obtêm os maiores.

O ideal é que seja separado pequenos períodos, de 1, 3, 5 e 10 anos. Dessa forma será possível trabalhar com uma quantidade menor de informações.


  1. Ideias devem estar no papel

Comumente pessoas possuem inúmeras ideias e as decora, mas quando é necessário utilizar alguma delas é quase impossível lembrar qual era a ideia.

E não apenas ideias soltas devem estar no papel, mas também metas, formas de obtê-las, prazos, números e muitos outros.

Documentar todos os detalhes e informações irá lhe auxiliar em inúmeros momentos, além de ajudar a diminuir os problemas sejam eles jurídicos ou não.

Se possível, é recomendado que os principais dados possuam alguma forma de certificação.


  1. Vá por partes

Não adianta querer fazer todo o planejamento estratégico de uma única vez, ou ainda tentar pular partes de um processo.

É de suma importância que cada área do projeto possa ser desenvolvido separadamente e em seu tempo. Assim como departamentos em uma empresa, o projeto é gerenciado por diferentes pessoas e áreas que quando juntas da maneira errada podem diminuir a eficácia de todas as envolvidas.

Poder e fazer uma separação dos envolvidos irá permitir que seu projeto possa se desenvolver corretamente, além de que da melhor maneira possível.


  1. Analise todo o ambiente externo

Assim como os fatores internos, os externos possuem uma grande influência sobre o projeto, logo, é preciso que o ambiente externo passe por um estudo e seja acompanhado durante o projeto.


  1. Formule a estratégia

Não basta apenas fazer um planejamento completo, é preciso criar uma estratégia, garantir que o mesmo possa ser colocada em pratica e por fim iniciá-la.

Também é indicado que os funcionários se sintam parte das estratégias para que possam se sentirem conectados. O que aumenta a produtividade dos envolvidos e o respeito pelo o que está sendo feito.