fbpx
Início Construção Canteiro de Obras É Legal contratar um Projeto de Forma de Madeira?

É Legal contratar um Projeto de Forma de Madeira?

0

Foto post

Quando falamos de construção no setor predial, a forma de madeira é sem dúvida o método mais utilizado para executar uma estrutura de concreto armado em toda a história e no mundo inteiro!

Aqui no Brasil, a tipologia da estrutura convencional – no padrão pilares, vigas e lajes – é bem resolvida com a combinação das chapas compensadas estruturadas com madeiras serradas, cimbradas com equipamento metálico e/ou de madeira e ainda, escoramento remanescentes para reaproveitamento dos materiais.

Numa visão macro, vou destacar três principais vantagens para sua empregabilidade:

  1. Adaptabilidade, pois são capazes de resolver praticamente todas as medidas e formas geométricas exigidas pela Arquitetura e a variabilidade dos pavimentos do embasamento à cobertura.
  2. Manuseio. Permite o transporte horizontal e vertical, montagem e desforma utilizando os próprios operadores, sem que haja a necessidade de contratar equipamentos sofisticados para essas funções.
  3. Custo. O custo dos insumos para a confecção da forma de madeira ainda é muito vantajoso comparado aos custos de aluguel ou aquisição de sistemas de formas industriais, formas metálicas, formas de plástico entre outros.

Já perceberam uma infinidade de maneiras para se elaborar uma forma de madeira? Quer ver um exemplo? Basta pesquisar nas imagens de um buscador da internet “forma de pilares”. Repare nas diversas metologias: Chapas estruturadas ou sem estruturação, com “grades” ou sem “grades”, estruturação vertical ou horizontal, com sarrafos ou pontaletes, travamento na vertical ou na horizontal, travamento metálico ou de madeira tipo gravatas, com barras de ancoragem ou com “castanhas”, com gastalho ou sem gastalho. Só para citar algumas.

Deu para perceber como são diferentes? E as formas de vigas? Já pesquisou as imagens? Nem vou citar aqui, mas também são muitas as variações!

Isso se deve muito por um fator “cultural da obra” onde os Mestres executam da maneira como aprenderam de geração a geração, e os engenheiros, por falta de conhecimento, acabam não interferindo nas decisões desse profissional.

Mas e agora? O que fazer? Qual será o melhor sistema de formas? Fazer assim ou assado?

É para isso que existe a empresa que fornece o Projeto do Sistema de Forma de Madeira. Trata-se de um projeto de PRODUÇÃO. Um projeto que “DIZ” COMO fabricar e montar a forma.

Cabe à construtora contratar este serviço e a partir daí essa empresa ou profissional passa a ser CORRESPONSÁVEL pela execução da estrutura e sistema de formas.

O Projeto de Formas de Madeira é Normatizado pela ABNT – NBR 15696 – Formas e escoramentos para estruturas de concreto – Projeto, dimensionamento e procedimentos executivos. Essa norma aborda todos os quesitos para o sistema de forma: a própria forma – dimensionamento e requisitos para projetos, especificações de materiais, de cimbramento, de travamento, lançamento de concreto, cuidados na montagem, concretagem e desforma, escoramento remanescentes, etc, etc, etc.

Um projeto sério e com credibilidade deve seguir todos os quesitos contidos nesta norma e ainda: Emitir o ART-CREA para assegurar que durante a fase da montagem da forma de madeira (período do ciclo de concretagem), garanta a segurança da estabilidade da forma durante a montagem da forma e lançamento do concreto.

Mas e aí? Quem faz esse serviço? Como eu acho esse profissional?

A nossa empresa, Assahi & Associados Engenharia de Produção Civil surgiu da continuação da Assahi Engenharia fundada em 1982 pelo eng. Paulo Assahi. Desde então vem obtendo resultados positivos na execução da estrutura e o nosso sistema de forma em constante evolução nesses 34 anos de existência. Somos a empresa capaz de atender todos esses critérios com responsabilidade e ética. Além disso, trabalhamos para obtenção de resultados. Desenvolvemos o Projeto de Formas de Madeira único no mercado que, se seguido fielmente durante a fabricação e montagem, é capaz de garantir: Qualidade Geométrica da Estrutura, Prevenção de Patologias da Estrutura, otimização do Desempenho estrutural, da produtividade de MDO de carpinteiros, do consumo de materiais e equipamentos entre muitos outros benefícios que falaremos mais nos próximos artigos.

Portanto, contratando um Projeto de Forma de Madeira, a sua construtora estará executando a sua estrutura com todos os preceitos normatizados e da própria engenharia civil, e ainda poderá desfrutar de vários outros benefícios, principalmente qualidade e produtividade.

E aí, Legal? Sou eng. Rogério Sato, sócio da Assahi & Associados. E desejo uma boa obra a todos!

Receba por email, os melhores conteúdos da semana sobre Construção!