fbpx
Início Tendências Covid-19 Economista avalia decisão estadual de manter construção civil

Economista avalia decisão estadual de manter construção civil

Medida definida pelo Governo decide que setor da construção civil deve continuar trabalhando para manter a economia ativa

0
O setor de construção civil abriu 2020 com perspectivas de crescimento. Para a câmara brasileira da indústria da construção, o setor poderia crescer 3% neste ano, o que representa um potencial para criação de 150 mil a 200 mil postos de trabalho formais até o final do ano.

Em meio a pandemia de coronavírus, muitos setores estão sendo paralisados. Nesse sentido, o economista Sérgio Perussi Filho, reforçou a necessidade de funcionamento do setor de construção civil.

O governador do Estado de São Paulo, João Dória, anunciou em coletiva na segunda-feira (23) que era importante que o setor continuasse trabalhando.

Para Sérgio Perussi Filho, a atividade precisa se manter viva neste período. “A decisão do governo de não parar o setor da construção civil durante esses meses iniciais de pandemia é importante porque o setor gera mais de 10 milhões de empregos no Brasil e representa 22% do Produto Interno Bruto (PIB) da economia que o país consegue produzir durante um ano. Também paga muitos impostos para o Governo, uma carga tributária de 34%”, explicou.

O especialista ressalta a importância de cuidar dos trabalhadores neste momento. “É importante também tomar algumas decisões para cuidar da saúde dos trabalhadores na construção civil, principalmente a logística, o transporte desses trabalhadores e também atividade que desenvolvem nas obras, cuidar para que tenham um controle sanitário, para que possam ter sua higiene bem cuidada para trabalhar e não se contaminar e transferir o vírus para outros colegas do trabalho”, disse Filho.

Novo cenário

O setor de construção civil abriu 2020 com perspectivas de crescimento. Para a câmara brasileira da indústria da construção, o setor poderia crescer 3% neste ano, o que representa um potencial para criação de 150 mil a 200 mil postos de trabalho formais até o final do ano. Diante da pandemia, todo cenário poderá ser alterado.

“É um setor muito importante da economia, é importante que ele permaneça em atividade neste momento, mas não podemos descuidar do cuidado com os trabalhadores, dependendo deste tipo de obra, os trabalhadores ficam em contato mais próximo, é importante criar uma condição de administração do processo de produção pelos coordenadores, engenheiros para que possam trabalhar, produzir e ao mesmo tempo tomar cuidado com relação a contaminação”, finalizou o especialista.


Fonte: ACidadeON/São Carlos

Receba por email, os melhores conteúdos da semana sobre Construção!