fbpx
Início Construção Instalação Hidráulica Escolha o tipo certo de encanamento para sua casa

Escolha o tipo certo de encanamento para sua casa

1

Lidar com um projeto de encanamento pode ser algo maçante, especialmente quando você precisa comprar tubulações para o seu empreendimento e descobre o complexo universo de opções disponíveis no mercado.

Por isso, para te ajudar a escolher o tipo de tubulação ideal para sua casa, o Blog da ConstruLiga separou algumas informações importantes sobre os tipos de materiais existentes no mercado e suas características. Confira!

Tubo de PVC

image1

De longe o tubo mais utilizado em casas residenciais, o tubo de cloreto de polivinilo (PVC) é a tubulação comumente usada em aplicações de encanamento. Acessível e versátil, com vários acessórios e tamanhos disponíveis, o PVC é ótimo para aplicações de água fria.

Além disso, o PVC funciona bem para as necessidades de tubulação de encanamento doméstico, porque não se oxida ou corrói ao longo do tempo. Isso significa que o material não precisa ser substituído até que ele esteja realmente danificado e comece a vazar.

Outro ponto positivo do produto é que ele também é fácil de manusear, uma vez que não requer soldagem, sendo uma opção barata para sua casa.

De modo geral, o PVC é bastante resistente e durável e não se dobra sob pressão, tornando-se a solução de tubulação de escolha para aplicações de alta pressão.

A principal desvantagem do tubo de PVC é o fato de que não pode ser usado com aplicações de água quente. Quando exposto a água quente, o PVC deforma-se. Isso significa que não o produto não pode ser usado para fornecer água quente a pias, banheiras e máquinas de lavar. Também pode se degradar quando exposto à luz UV por um longo período de tempo, e isso inclui os raios UV do sol, por isso é mais adequado para aplicações internas ou subterrâneas.

Normalmente, você usará PVC para:

  • Linhas de drenagem de sanitários
  • Linhas de drenagem de banheira
  • Aplicações de alta pressão

 

Tubo CPVC

image2

Os tubos clorados de cloreto de polivinila (CPVC) são feitos de PVC que adiciona cloro extra ao material. Ele traz todos os benefícios do PVC, só que com maior durabilidade. O CPVC não se degrada com a exposição à água quente e é seguro para a água potável. Pode ser um pouco mais caro do que o PVC, no entanto, o investimento é válido.

Primeiro, porque o interior do tubo CPVC é suave, o que significa que ele tem pouco ruído de água se comparado aos sistemas de encanamento de cobre, evitando problemas como o “martelo de água” (onda de pressão que ocorre instantaneamente).

Em segundo lugar, o material está bem isolado para evitar perda de energia em sistemas de água quente ou fria. Além disso, o CPVC também possui outras vantagens como flexibilidade, o que proporciona versatilidade.

Em suma, o CPVC é tipicamente usado para as seguintes aplicações:

  • Entrega de água quente
  • Entrega de água potável
  • Tubos de descarte e água

 

Tubo de cobre

image3

Desde a década de 1960, a tubulação de cobre tem sido o padrão para a maioria dos sistemas de encanamentos domésticos. O longo período de vida e a durabilidade desta tubulação tornam uma excelente escolha para muitos sistemas, visto o material tolerar bem o calor e ser extremamente resistente à corrosão. O cobre não se degrada com a água e, portanto, é seguro para uso com água potável.

No entanto, o cobre tem uma grande desvantagem, pois é um dos materiais de tubulação mais caros, e tem risco de roubo em conta do seu valor agregado.

Geralmente o uso da tubulação de cobre é usada para:

  • Abastecimento de água quente e fria
  • Linhas de refrigerante para sistemas de HVAC (HVAC é a abreviação dos termos Heating, Ventilation and Air Conditioning, ou seja, Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado, três funções muitas vezes combinadas em um sistema de climatização central, frequentemente utilizado em casas e prédios modernos)
  • Linhas de serviço subterrâneo

 

PEX – A tubulação

image4

O tubo PEX normalmente é conectado usando encravamentos ou acessórios de compressão, que requerem uma ferramenta especial para usar. O PEX pode ser utilizado em tubos existentes, incluindo tubos de cobre, o que faz dele uma ótima opção para adições e remodelação dos sistemas de encanamento.

Além disso, o PEX é suficientemente resistente para aplicações de água quente, embora ele não possa ser conectado diretamente ao aquecedor de água quente. Para linhas de alimentação de água quente, ele deve ser conectado a uma seção de cobre ou outra tubulação segura para água quente.

Devido à sua flexibilidade e durabilidade, o tubo PEX é ótimo para:

  • Reajustar a tubulação de uma casa mais velha

 

PPR

image5

Os tubos PPR Polipropileno Copolímero Random – são tubos e conexões unidos por termofusão a 260º – que podem ser usados tanto para sistemas de água fria, quanto para os sistemas de água quente.

No mercado o produto é destaque por sua excelente limpeza, rentabilidade, aplicabilidade e vantagem em segurança, sendo considerado o melhor material de tubulação para os seguintes sistemas hidráulicos:

  • Redes de tubulação de água potável quente e fria em edifícios residenciais e comerciais.
  • Sistemas de aquecimento
  • Redes de água gelada em sistemas de ar condicionado
  • Transporte de ampla gama de produtos químicos na indústria
  • Redes de tubulação para sistemas de utilização de águas pluviais e piscinas
  • Instalações de ar comprimido e outras aplicações industriais

Gostou? Compartilhe esse conteúdo e acesse o Blog da ConstruLiga para ficar por dentro dos melhores artigos sobre a Construção Civil.

 

Receba por email, os melhores conteúdos da semana sobre Construção!