fbpx
Início Arquitetura Estúdio de arquitetura cria centro de tratamento para covid-19

Estúdio de arquitetura cria centro de tratamento para covid-19

Com montagem rápida e estrutura de madeira pré-fabricada, "Casa Vital" seria solução para surtos de doenças virais

0

Em uma resposta à pandemia de covid-19, a firma de arquitetura alemã Studio Prototype revelou o projeto de um centro de saúde temporário para tratamento de doenças contagiosas. A estrutura, nomeada de “Casa Vital”, poderia ser criada rapidamente com madeira pré-fabricada e sustentável, que pode ser encontrada próxima dos epicentros de onde ocorrerem surtos de doenças virais.

“As histórias dos pacientes de covid-19 ao redor do mundo nos últimos dias e semanas nos inspiraram para contribuir com uma possível luta contra o vírus”, conta a empresa. “A questão central que se apresenta é: os edifícios nos quais tratamos de doenças estão prontos para lidar com possíveis epidemias e pandemias virais no futuro?”, sinalizam.

Essas perguntas inspiraram os arquitetos e engenheiros a olhar para o futuro, e pensarem em estruturas que seriam fáceis e rápidas de serem montadas, criadas especificamente para esse tipo de doença.

O projeto inclui unidades de cuidado intensivo, assim como “quartos de comunicação”, que permitem que os pacientes doentes recebam visitas com a devida proteção. Um pátio verde provém oxigênio e conforto no edifício, permitindo que os pacientes se recuperem mais rápido. A equipe de design afirma que o centro de pesquisas do lugar poderia fornecer clareza para os pacientes sobre seu estado de saúde, enquanto evita contaminações.

Detalhes importantes também estão inclusos no projeto: a pressão do ar seria monitorada constantemente para prevenir o espalhamento do vírus, e um ambiente seguro foi criado para que as pessoas possam se despedir de seus familiares.

“Uma coisa é certa: estamos vivendo em uma nova realidade. O Coronavírus não será o último vírus a balançar a humanidade, então precisamos nos munir com infraestruturas melhores e mais espertas”, contaram.


Fonte: CASA Vogue.

Receba por email, os melhores conteúdos da semana sobre Construção!