fbpx
Início Gestão Planejamento e Gestão de Obra O caminho para a excelência do sistema de gestão

O caminho para a excelência do sistema de gestão

0
businessman hand working with new modern computer and business success as concept

Neste artigo vou compartilhar com vocês um pouquinho da minha experiência como consultora, criando e reinventando sistemas de gestão.

Boa Leitura!

Uma organização que está em busca da excelência da gestão passa por etapas e diferentes níveis de maturidade das suas práticas de gestão. O caminho em busca da excelência apresenta marcos relevantes, que definem os estágios de maturidade para o sistema de gestão da organização.

Nos meus projetos eu gosto de usar a matriz de maturidade que faz uma correlação com as fases da vida.

imagem

Vamos entender cada fase da maturidade:

M1: Bebe

O bebe depende de tudo, para comer, para limpar a fralda, para tomar banho.  Um sistema de gestão “bebe”, é aquele sistema onde tudo só acontece se alguém cobrar ou até mesmo fazer no lugar dos outros, o que é um grande erro.

Consequentemente ninguém na organização enxerga benefícios e valor agregado neste tipo de prática de gestão. Costumamos dizer que a organização tem um sistema de gestão “para inglês ver”.

M2: Criança

Já a criança é menos dependente, já anda, fala, expressa suas vontades, toma banho e come sozinha, entretanto, precisa de um adulto por perto para supervisionar muitas de suas rotinas.

Um sistema de gestão “criança”, é aquele sistema onde as pessoas na organização sabem o que deve ser feito em termos de rotinas dos seus processos, mas não tem consciência do impacto que podem causar, quando não cumprem suas entregas para as outras áreas.

Consequentemente são sistemas de gestão que foram estruturados para atendimento de rotinas mínimas, onde foram olhados e considerados apenas os requisitos do processo da área, e não a inter-relação entre as áreas.

M3: Adolescente

O adolescente tem plena consciência do que tem que ser feito, entretanto, muitas vezes, falta a ele a maturidade na tomada de decisões. Um sistema de gestão “adolescente”, é um sistema que já está focado nas necessidades e expectativas das partes interessadas, está uma franca evolução, tem bons indicadores e já percebe melhorias nos seus resultados.

M4: Adulto

O adulto tem a maturidade necessária para tomar suas decisões, já viveu uma grande jornada, e sabe aprender com seus erros e acertos. Um sistema de gestão “adulto”, foi desenvolvido com foco na eficácia e eficiência dos processos, preocupando-se em atender as necessidades e expectativas dos clientes internos, gerenciando riscos e oportunidades. As pessoas na organização são conscientes da importância das suas atividades, e de como elas podem contribuir para o atingimento dos resultados da organização. A alta direção é bastante envolvida e enxerga os benefícios e resultados de ter um sistema de gestão bem implantado.

Artigo anteriorSegurança dos edifícios depende de mudança cultural
Próximo artigoLiderança x Gerência
Engenheira Civil pela FEI com pós-graduações nas áreas de gestão ambiental (FEI), responsabilidade social (USP) e gestão para excelência do desempenho (FGV), excelência em gestão de pessoas (Disney Institute), empreendedorismo (Endeavor), andragogia (Secovi), mapeamento de processos (FPNQ). Auditora líder de certificadoras internacionais (LRQA e DNV GL), nas normas ISO 9001, ISO 14001, OHSAS 18001 e PBQP-H totalizando desde então, mais de 800 auditorias realizadas em sistemas de gestão, para organizações de diversos segmentos e portes, permitindo desta forma uma visão ampla de processos e melhores práticas. Consultora em processos e pessoas e Instrutora da L. Antunes Consultoria em diversos treinamentos comportamentais e de gestão empresarial, Instrutora do Sinduscon-SP, Coach Executiva e Life Coach formada pelo ICI – Integrated Coaching Institute com credenciamento ACC pela ICF – International Coach Federation, Autora de artigos sobre gestão e Voluntária na Junior Achievement no programa mini empresas que tem como objetivo, despertar o espírito empreendedor nos jovens.

Receba por email, os melhores conteúdos da semana sobre Construção!