fbpx
Início Construção Fôrmas de alumínio Quer usar fôrmas de alumínio em sua obra? Descubra o que é...

Quer usar fôrmas de alumínio em sua obra? Descubra o que é preciso saber

0

[fusion_builder_container hundred_percent=”no” equal_height_columns=”no” menu_anchor=”” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” class=”” id=”” background_color=”” background_image=”” background_position=”center center” background_repeat=”no-repeat” fade=”no” background_parallax=”none” parallax_speed=”0.3″ video_mp4=”” video_webm=”” video_ogv=”” video_url=”” video_aspect_ratio=”16:9″ video_loop=”yes” video_mute=”yes” overlay_color=”” overlay_opacity=”0.5″ video_preview_image=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” padding_top=”” padding_bottom=”” padding_left=”” padding_right=””][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ layout=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” border_position=”all” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” center_content=”no” last=”no” min_height=”” hover_type=”none” link=””][fusion_text]

Surgidas nos Estados Unidos, as fôrmas de alumínio para paredes de concreto são formadas por painéis com chapas e perfis metálicos estruturados. Para diminuir seu peso sem comprometer a resistência, são fabricadas em liga especial, com peso máximo de 60 kg, o que permite o transporte manual.

Se o processo de construção com fôrma de alumínio é simples e, em alguns casos, viabiliza a conclusão de casas em apenas uma semana, com desenforma em dois dias, os cuidados e as especificações adequadas ao sistema e ao processo de aquisição das fôrmas de alumínio podem gerar algumas dúvidas.

Pensando nisso, o Blog da ConstruLiga separou algumas informações importantes para você adquirir suas fôrmas de alumínio com segurança. Confira!

 

Características                                          

A fôrma de alumínio consiste em painéis de liga de alumínio, formados por perfis entrudados e unidos mecanicamente, o que dispensa o uso de soldas estruturais, a união dos painéis (imagem 1) é feita com pinos e cunhas (imagem 2). Utiliza-se acessórios, como os alinhadores, aprumadores e plataformas de trabalho. As gravatas (imagem 3) são utilizadas para travar a fôrma. Admitindo pressão de até 60kN/m°.

image2

 

Manuseio

Para iniciar a montagem das fôrmas de alumínio é importante contar com treinamento técnico junto da equipe que irá realizar o trabalho. O transporte horizontal e vertical deve seguir o plano de montagem previamente estabelecido e de conhecimento da empresa fornecedora e projetista de estrutura. Também é recomendado utilizar equipamentos e acessórios auxiliares para o prumo e alinhamento das paredes de maneira rigorosa.

Quanto à mão de obra, não é necessário um alto grau de especialização dos montadores, que podem ser profissionais da própria equipe de obra, como pedreiros e carpinteiros. Contudo, como o material é leve e sensível, o uso não planejado pode levar ao desgaste mais cedo da fôrma, influenciando no seu potencial de reutilização e, consequentemente, no custo final do projeto.

image4

 

Desmoldante

Antes da concretagem, recomenda-se a aplicação desmoldante à base de óleo vegetal e, para auxiliar na limpeza posterior, as peças devem receber jatos de água. No momento de desmolde não se deve martelar as placas. Todos esses cuidados colaboram para a vida útil do material e evita patologias como, fissuras, trincas, falhas na parede.

image5

 

Vantagens        

As fôrmas de alumínio oferecem ótimo acabamento superficial ao concreto. Quando utilizadas adequadamente, possuem alto grau de reutilização. Podem ser usadas em unidades habitacionais de diversas alturas. Além disso, o material possui uma liga especial que diminui seu peso, sem comprometer a resistência, o que permite o transporte manual dispensando o uso de maquinário. O painel pesa aproximadamente 20kg/m², o manuseio pode ser feito com alças.

image6

 

Segurança        

O sistema possui um componente específico para a montagem de andaimes suspensos presos à própria fôrma. Para montagens em edifícios de múltiplos pavimentos deve ser usado o console que cria uma plataforma de trabalho que permite a montagem segura da fôrma das paredes externas e um guarda-corpo de proteção. O uso de EPIs faz-se necessário quando da execução de serviços de montagem de fôrmas, concretagem e desenforma, bem como de serviços complementares. Nos trabalhos em alturas superiores a 2,00 m é necessário o uso do cinturão de segurança tipo paraquedista.

image7

 

Como funciona na prática?        

Nesse vídeo é apresentado todo o processo da construção civil com fôrmas de alumínio e parede de concreto. Confira!

[/fusion_text][fusion_content_boxes layout=”icon-on-side” columns=”1″ title_size=”” title_color=”” body_color=”” backgroundcolor=”” iconcolor=”#ff0000″ icon_circle=”” icon_circle_radius=”” circlecolor=”#ffffff” circlebordersize=”” circlebordercolor=”#f44336″ outercirclebordersize=”” outercirclebordercolor=”” icon_size=”” icon_hover_type=”pulsate” hover_accent_color=”” link_type=”” link_area=”” link_target=”” icon_align=”left” animation_type=”” animation_delay=”” animation_offset=”” animation_direction=”left” animation_speed=”0.3″ margin_top=”” margin_bottom=”” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” class=”” id=””][fusion_content_box title=”Gostou?!” backgroundcolor=”rgba(239,239,239,0)” icon=”fa-heart” iconflip=”” iconrotate=”” iconspin=”no” iconcolor=”” circlecolor=”” circlebordersize=”” circlebordercolor=”” outercirclebordersize=”” outercirclebordercolor=”” image=”” image_width=”35″ image_height=”35″ link=”” linktext=”Read More” link_target=”” animation_type=”” animation_direction=”left” animation_speed=”0.3″ animation_offset=””]

Então compartilhe esse conteúdo e acesse o Blog da ConstruLiga para ficar por dentro dos melhores artigos sobre a Construção Civil.

[/fusion_content_box][/fusion_content_boxes][/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]

Receba por email, os melhores conteúdos da semana sobre Construção!