fbpx
Início Construção Edificação Como ligar fotocélula em contator para iluminação.

Como ligar fotocélula em contator para iluminação.

6

Olá pessoal, hoje vamos fazer um artigo simples e objetivo isso vai com certeza aprimorar o seu conhecimento. No assunto de hoje vamos ensinar e dar os passos para você aprender como:

Ligar um contator através da fotocélula

Bom, sabemos que para grandes cargas de iluminação devemos empregar um sistema onde quem acionara a carga de todas as lâmpadas será o contator e não a fotocélula diretamente. Você pode também consultar esse artigo ensinando a ligar a fotocélula em lâmpadas.

Sabemos também que as fotocélulas suporta uma carga máxima de 1000 watts para cada relé, então para que possamos alimentar e acionar cargas maiores de 1000 watts devemos utilizar esse método.

Como exemplo vamos utilizar uma fotocélula de três fios essa da figura abaixo:

As cores podem variar, você precisa identificar a fase e o retorno para uma ligação correta.

Vamos observar o primeiro exemplo abaixo:

Bom, no exemplo utilizamos 1 disjuntor bipolar (fase/fase) para proteção do circuito de trabalho (carga) certo, e outro disjuntor bipolar (fase/fase) para a proteção da fotocélula e contatora.

Então como vocês podem ver no exemplo a ligação, uma fase sai do disjuntor e vai a fotocélula certo, e retorna através do fio preto a bobina A1, e a outra fase é ligada entre o fio azul ou branco da fotocélula e ao mesmo tempo vai para o A2.

Somente ao escurecer a fotocélula dará condição a acionamento da bobina através do A1, assim acionando as lampadas.

Vamos observar o segundo exemplo abaixo:

 
 
O que mudamos nesse desenho, foi adicionar ao pequeno comando 2 sinaleiro indicativo, onde quando o sistema de iluminação estiver ligado o LED VERDE vai acionar, e ao desligar as lampâdas o LED VERMELHO permanecerá ligado e o verde desligado.
É interessante inserir os LED indicativo de estado nos painéis. assim você consegue distinguir  qual a situação do comando sem mesmo abrir o painel.
Vamos observar o terceiro exemplo abaixo:
 
Vamos supor que você tenha uma grande quantidade de circuito de iluminação externa, esse exemplo da figura acima é uma situação bem comum de ser encontrada em painéis de iluminação, onde ou você acionara todas as luminárias através de botoeiras liga/desliga ou através de fotocelular, ou até mesmo as duas opções manual/automático.
Há se te ajudar também fiz um rascunho rápido para um amigo você pode utilizar para ajudar na sua dúvida.
Lembre-se faça um serviço corretamente que não coloque a vida do próximo em perigo não seja negligente, e sempre realize os serviços com a rede elétrica desenergizada.
Até a próxima Felipe Vieira.

Receba por email, os melhores conteúdos da semana sobre Construção!