fbpx
Início Tendências Sustentabilidade Gestão sustentável da água: Projeto Jardim de Chuva

Gestão sustentável da água: Projeto Jardim de Chuva

O projeto tem como objetivo realizar melhorias em bairros de periferia trazendo benefícios e inclusão para a população através da urbanização

0
O plantio do jardim de chuva foi realizado em forma de mutirão, o projeto realizado pelo arquiteto Fernando Babler Sassioto da OS3 Arquitetura.

A gestão sustentável da água de chuva tem como filosofia combinar oportunidade de biodiversidade e lazer nos sistemas de drenagem urbana. Respeitando essa filosofia os jardins de chuva são compostos de pequenas depressões que permitem acumular temporariamente a água da chuva até a sua infiltração no solo. Nesses jardins são plantadas espécies nativas que resistem aos períodos de inundação e seca local.

Usando esse conceito foi idealizada pelos coletivos locais Pagode da 27, Ecoativa, Nóis por Nóis e Vila Cidades uma intervenção, realizada como parte do programa Bairro Legal pela Subprefeitura de Capela do Socorro (Município de São Paulo) no Escadão da 27 na divisa entre o Parque Grajaú e o Jardim Castro Alves. O projeto tem como objetivo realizar melhorias em bairros de periferia trazendo benefícios e inclusão para a população através da urbanização. O plantio do jardim de chuva foi realizado em forma de mutirão, o projeto realizado pelo arquiteto Fernando Babler Sassioto da OS3 Arquitetura.

O jardim de chuva foi dividido em dois compartimentos, o primeiro preenchido com entulho com a função de filtrar a água garantindo a remoção de parte dos detritos e poluentes antes de chegar no jardim propriamente dito. A ligação entre os dois compartimentos é feita através de tijolos vazados. O compartimento de plantio possui uma camada de 15 centímetros de entulho com um ladrão posicionado acima desta camada e depois preenchida com substrato para plantio. A base dos compartimentos permite a infiltração no subleito.

De execução muito simples, o primeiro passo foi quebrar o piso existente (Figura 1) e construir os canteiros em alvenaria, utilizando blocos vazados entre os dois compartimentos (Figura 2). Na Figura 3 podemos ver os compartimentos posicionados para receber a área do patamar superior da escada.

Projeto Jardim de Chuva: Imagens gentilmente cedidas pelo arquiteto Fernando Babler Sassioto.

Na Figura 4 vemos o compartimento filtrante completamente preenchido com entulho e o compartimento de plantio com uma camada de entulho e um tubo “ladrão”. Na figura 5 vemos o detalhe do muro entre os dois compartimentos e o fundo da base.

Projeto Jardim de Chuva: Imagens gentilmente cedidas pelo arquiteto Fernando Babler Sassioto.

O projeto foi executado com participação da subprefeitura e da população, ambos levaram mudas para o plantio do jardim de chuva e ajudaram na sua execução. Depois de pronto foram feitos ainda grafites (vizinhos e coletivo Imargem) explicando inclusive a função do sistema. Grande parte do sucesso desse tipo de infraestrutura é envolver a população na sua concepção e execução. Nas figuras abaixo podemos ver o jardim de chuva finalizado.

Projeto Jardim de Chuva: Imagens gentilmente cedidas pelo arquiteto Fernando Babler Sassioto.

Os coletivos, e subprefeitura com o projeto Bairro Legal, devem organizar outros mutirões de plantio para execução de novos jardins de chuva, quem quiser contribuir pode obter informações no site da Subprefeitura de Capela do Socorro.

Receba por email, os melhores conteúdos da semana sobre Construção!