fbpx
Início Mercado Economia Guedes diz que boom na construção civil vai continuar por 5 ou...

Guedes diz que boom na construção civil vai continuar por 5 ou 10 anos

Ministro da Economia disse que a construção civil manteve a atividade econômica, criou empregos durante a crise generalizada e agora acelera as contratações

0
16/04/2019 REUTERS/Adriano Machado

Por Alessandra Saraiva e Gabriel Vasconcelos, Valor. O ministro da Economia Paulo Guedes afirmou nesta sexta-feira (13) que, em sua análise, ocorre no momento um “boom” na atividade da construção civil do país, de longo prazo, e que vai continuar por 5 ou 10 anos.

Ele fez a observação no segundo dia da 39ª Edição do Encontro Nacional de Comércio Exterior (Enaex), promovida pela Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB). No evento virtual, ele comentou em sua fala aprovação pelo governo de marcos regulatórios para acelerar investimentos em infraestrutura, em saneamento. “Os leilões estão acontecendo. Existe uma carteira enorme de leilões em infraestrutura”, disse, citando ocorrência de certames nos setores elétrico, de gás natural e de petróleo.

Ao falar de diferentes setores na economia, ele citou a construção civil. “A construção civil atravessou a pandemia sem sentir o impacto. Criou-se protocolos de retorno seguro ao trabalho. Manteve a atividade econômica, e nós atravessamos criando emprego durante a crise generalizada, mesmo durante a crise e agora acelera as contratações”, disse ele. “Temos um boom na construção civil que é de longo prazo e vai continuar por 5 ou 10 anos”, disse.

O ministro também comentou que, além de diferentes setores da economia, o setor externo também é importante nesse aspecto. “Queremos entrar para a OCDE [Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico]”, disse. Para o ministro, caso o Brasil entre na OCDE, seria necessário implantação de transporte mais barato, em termos de logística, para competir com supostos cartéis no setor, no país.

Guedes admitiu, no entanto que ocorre uso de questão ambiental para prejudicar avanço do país por outros países. “Estamos enfrentando dificuldades com países protecionistas que se escondem atrás do tema ambiental”, afirmou, sem citar quais países seriam. “Nosso desafio é transformar a recuperação cíclica desses últimos meses” afirmou, completando que a atual gestão tem “um ano e pouco para transformar isso na retomada do crescimento sustentável”.

Receba por email, os melhores conteúdos da semana sobre Construção!