fbpx
Início Mercado Economia Índice que mede a confiança da construção avança pelo quarto mês

Índice que mede a confiança da construção avança pelo quarto mês

1
Confianca_da_construcao_civil-Antonio Cruz/Agência Brasil

Dados da FGV sobre confiança da Construção Civil apontam para recuperação da atividade no setor no segundo semestre do ano

O Índice de Confiança da Construção (ICST) avançou 1,4 ponto em setembro, passando para 77,5 pontos, na quarta alta consecutiva do indicador. Os dados foram divulgados pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), nesta terça-feira (26).

A alta do indicador aponta que o segundo semestre pode se mostrar mais positivo para a construção civil. “A melhora da confiança começou a se mostrar mais disseminada entre os segmentos, […] o que pode significar um cenário menos negativo para as empresas da construção neste segundo semestre”, observa a coordenadora da Projetos de Construção da entidade, Ana Maria Castelo.

Confianca_da_construcao_civil-Antonio Cruz/Agência Brasil

Nesse contexto, dados que compõem a confiança do setor também foram positivos. O Índice de Expectativas da construção cresceu 1,8 ponto no mês, enquanto o dado que mede o otimismo com os negócios nos próximos meses variou 3,9 pontos. Por fim, a confiança com a situação atual do setor também teve alta; avançou 1,1 ponto.

Produção avança

Diante desse desempenho, a capacidade de produção da indústria da construção registrou maior uso da capacidade produtiva. Pela terceira vez consecutiva, a utilização da capacidade instalada cresceu 3,5 pontos percentuais e chegou a 65,6%.

Fonte: Portal Brasil, com informações da FGV

Receba por email, os melhores conteúdos da semana sobre Construção!