fbpx
Início Arquitetura Arquitetura Investir em Loteamentos é um bom negócio?

Investir em Loteamentos é um bom negócio?

1

Com os devidos cuidados é um ótimo investimento sim, muitas pessoas com possibilidades de investimento em longo prazo não conseguiram vislumbrar o negócio loteamento como alternativa . Alguns fatos contribuíram para isto, existiram muitos exemplos de empreendimentos que não alcançaram o sucesso esperado e isso acabou afugentando o investidor desta alternativa. Projetos mal concebidos, irregularidades legais de toda a ordem, a falta de um planejamento adequado, desvios de conduta de alguns empreendedores, entre outras causas, na maioria das vezes, são os verdadeiros vilões pelo insucesso de um loteamento. Quase sempre o investidor desconhece estas causas, fica sabendo apenas o resultado final, e acaba por eliminar este tipo de empreendimento das suas possibilidades de investimento.

Muitas das informações disponíveis, no entanto estão relacionadas apenas com a legislação vigente através da documentação existente no Registro de Imóveis. Na maioria das vezes falta uma avaliação mais aprofundada de parte de quem quer investir em loteamentos, não só avaliando os aspectos técnicos e legais, mas também os relacionados com a gestão dos recursos financeiros e os impactos de eventuais distorções nos resultados finais esperados. Hoje começam a surgir novas alternativas no mercado para investimentos na área de loteamentos, em um modelo já consagrado no exterior e ainda como novidade por aqui.

O crowdfunding imobiliário com o aval da CVM (Comissão de Valores Mobiliários) é uma das alternativas que começa a engatinhar entre nós, voltada para pequenos investidores, estruturada de forma profissional e supervisionada pela CVM, esta opção pode auxiliar o investidor a realizar uma avaliação mais realista da viabilidade econômica e de mercado do empreendimento, bem como a correta relação risco x oportunidade. O desconhecimento de alternativas como esta termina por afugentar possíveis investidores do negócio loteamento, que acabam aplicando os seus recursos muitas vezes em opções menos rentáveis, de pouco controle e sem reconhecer adequadamente os riscos envolvidos.

Receba por email, os melhores conteúdos da semana sobre Construção!