fbpx
Início Gestão LEAN CONSTRUCTION não é apenas LEAN na Construção

LEAN CONSTRUCTION não é apenas LEAN na Construção

1
lean construction

Foi-se o tempo em que o LEAN CONSTRUCTION era visto e utilizado como LEAN na Construção. De pelo menos 08 anos pra cá, e estou falando nada mais nada menos do que o ano de 2010 (e parece que foi ontem), muita, mas muita coisa mudou em relação ao que ERA o LEAN CONSTRUCTION e o que ele É e REPRESENTA atualmente.

No início, como o Mercado da Construção ainda estava avançando muito lentamente nas implementações de LEAN e as empresas deste setor ainda investiam muito pouco nesta nova Filosofia de Gestão e Produção. A solução adotada foi a utilização do LEAN puro, ou seja, aquele trazido da Indústria. Com ele vieram suas metodologias e ferramentas, abordagens de implementação, modelos de trabalho, entre outras coisas, porém, tudo com foco ainda muito Industrial, ou seja, tudo elaborado para a Indústria e adaptado para a Construção.

Com o passar dos anos, muitos projetos foram sendo realizados, muitas implementações de sucesso foram alcançadas e, principalmente, muitos resultados específicos, em diversos segmentos da Construção, foram atingidos e, o principal, com muito sucesso.

Assim sendo, como o LEAN necessita de vivência, de estudo e, principalmente, muita implementação prática, a grande maioria das adaptações que foram sendo feitas acabaram resultando em novas metodologias, novas ferramentas e novas abordagens e modelos de implementação. Tanto no exterior quanto no Brasil, o LEAN CONSTRUCTION já é algo DE FATO a pelo menos 6 anos.

O que eu quero dizer com isso?

Quero dizer que muitas metodologias e ferramentas e até mesmo um novo modelo de Sistema de Produção já foram desenvolvidos especificamente para o mercado da Construção. Tudo isso já foi implementado, testado na prática e, como eu gosto de dizer, com resultados realmente diferenciados.

O IOpEx mesmo já realizou, desde 2011, cerca de 80 projetos de diferentes tamanhos, em diversos mercados e todos eles com resultados práticos anteriormente inimagináveis no mercado da Construção. Estamos falando aqui de redução de custos, de desperdícios, perdas e retrabalhos, melhoria da qualidade, da qualificação dos colaboradores, melhoria dos processos operacionais e administrativos e, na minha visão, algo realmente diferenciado, a redução no prazo final de entrega das obras.

Anteriormente lidávamos apenas com metodologias e ferramentas como 5S, Mapeamento do Fluxo de Valor, Kanban, Metodologia A3, Gestão Visual, Heijunka, enfim, utilizávamos tais elementos tanto pelo desconhecimento de algo específico para a Construção, quanto pelo baixo número de projetos realizados com sucesso. Hoje a coisa mudou, e muito…

O LEAN CONSTRUCTION, e o que chamamos hoje de Excelência Operacional na Construção, já possui um arcabouço bastante robusto de metodologias, ferramentas, Sistema de Produção e abordagens de implementação.

E para citar apenas algumas vamos a elas:

  • Lean Project Design
  • Integrated Project Delivery
  • BVC – Best Value Procurement
  • Estratégia de Operações Construtivas
  • Estratégia de Produção e Logística
  • Logística Integrada de Obras (Logística de Abastecimento + Logística Interna de Obra + Logística de Descarte)
  • BIM – Building Information Model
  • Ciclo GPPC – Gestão por Processos + Pull Planning + Programação do Takt + Controle da Rotina, entre muitas outras.

Então, se você deseja conhecer mais e implementar o LEAN CONSTRUCTION na sua empresa e em seus Projetos, é hora de você se familiarizar com estas metodologias. Elas chegaram pra valer e estão tomando, cada vez mais, o mundo da Construção, trazendo resultados realmente significativos.

E para isso o que eu te recomendo é se abrir para O NOVO, ou seja, se preparar para as mudanças que estão por vir e se envolver de forma proativa para que você adquira, cada vez mais, muito conhecimento sobre LEAN CONSTRUCTION. Esse pode ser o grande diferencial para o SEU FUTURO e o FUTURO DA SUA EMPRESA.

Por hoje é isso. Espero que você tenha gostado e caso você tenha alguma dúvida, sugestão ou comentário entre em contato conosco no e-mail abaixo. Será um enorme prazer conhece-lo e, quem sabe, podermos compartilhar conhecimentos. 

 

Um forte abraço,

Jevandro Barros

Diretor – Grupo IM & IOpEx

Mentoria, Consultoria & Treinamentos

www.iopexbrasil.org

[email protected]

Artigo anterior10 passos para eliminar riscos com inovação de processos
Próximo artigoComo melhorar a resistência do pavimento de concreto
Diretor Geral e proprietário do IOpEx Brasil – Mentoria, Consultoria e Treinamentos Engenheiro Mecânico - Universidade Federal de São João del Rey - MG Mestre em Lean Construction - Karlsruhe Institute of Technology da Alemanha MBA – Gestão e Sist. de Produção Ind. Automotiva - Universidade Federal do Rio de Janeiro Especialista em Operational Excellence - Institut fuer Innovation und Management GmbH- Alemanha Lean Construction Expert - The Associated General Contractors of America – USA Membro e Parceiro - Lean Construction Institute - USA Instrutor do Lean Expert Program - Lean Coaching - Alemanha Autor do livro – Lean Construction e Excelência Operacional – Sistema de Produção para Construção Projetos Lean e Excelência Operacional realizados em mais de 32 países envolvendo Américas, Europa e Asia Expertise em Novos Negócios, Construção Enxuta, Planejamento Estratégico, Gestão Empresarial, Serviços e Varejo

Receba por email, os melhores conteúdos da semana sobre Construção!