fbpx
Início Infraestrutura Energia Ligação de Motor em mais de um local

Ligação de Motor em mais de um local

0
Olá amigos tudo bem, no artigo de hoje vamos mostrar como você faz para acionar um motor elétrico por mais de um ponto, um membro do grupo teve essa dúvida e então resolvi fazer um artigo mostrando essa dica. Esse tipo de circuito deve ser planejado com cuidado para evitar possíveis acidentes, se necessário faça algum tipo de bloqueio, eliminando os botões adicionais caso não seja utilizável.

Vamos supor que você vá instalar um pequeno painel de comando, para partir um pequeno motor elétrico trifásico, a botoeira liga/desliga estará no painel de comando, mas você precisaria que também fosse possível acionar esse mesmo motor em outros pontos.

Como disse acima, você pode utilizar um tipo de botoeira com chave de segurança para bloquear a função das outras botoeiras se necessário.

exemplo

Tanto para ligar e desligar, ambos precisaria trabalhar de forma independente ou seja, ligar e desligar de qualquer lugar.

Botão duplo liga/desliga

O primeiro exemplo de diagrama criado por nós do Blog Ensinando Elétrica, mostra o esquema básico de um acionamento apartir de apenas 1 conjunto de botões um NA e um NF. Onde o NA seria o botão de liga e o NF seria o botão de desliga.

Você pode montar esse exemplo no seu CADe SIMU para simular e compreender o funcionamento, baixe o CADe SIMU clicando aqui!

Agora no exemplo abaixo, vamos adicionar apenas mais um liga/desliga onde poderemos acionar esse mesmo motor apartir de 2 pontos destintos.

Tenha uma melhor visualização clicando no desenho para ver em dimensão de alta qualidade, bom como pode observar é possível ligar e desligar esse mesmo motor em 2 pontos destintos que você escolher.

Vamos ver agora um outro exemplo onde a partir de 3 lugares diferentes podemos ligar e desligar esse mesmo motor elétrico certo!

Se você observar, do primeiro ponto de ligação que esta no LOCAL 1, que seria no painel de comando certo, para você adicionar as outras botoeiras, você leva um cabo pp de 3 vias passando por todos os locais que irá adicionar as botoeiras, e ligue de acordo com o esquema.

Se você não compreender a forma acima da elaboração do circuito de comando pode ver abaixo o jeito tradicional “padrão”.

Na pratica suas caixinhas onde você furou e fixou as botoeiras ficaria como no exemplo abaixo:

Ou então para um melhor exemplo temos apenas o painel de comando com sua botoeira liga/desliga como abaixo:

Então além da botoeira liga/desliga do painel vamos adicionar mais 2 pontos destintos para acionar esse mesmo motor em uma distância maior e em dois local diferente, então teremos:

Bom amigos a dica de hoje foi essa, espero que tenha gostado e aprendido um pouco mais sobre comandos elétricos, agradeço a sua visita e volte sempre.

Lembre-se faça a instalação com segurança se caso precisar coloque algum bloqueio para evitar acidentes.

Visite www.ensinandoeletrica.blogspot.com para acompanhar mais artigos de elétrica.

Receba por email, os melhores conteúdos da semana sobre Construção!