fbpx
Início Gestão Novo articulista no Blog da Liga: Jevandro Barros – Excelência Operacional &...

Novo articulista no Blog da Liga: Jevandro Barros – Excelência Operacional & Lean Construction

0
Jevandro Barros

Olá, meu nome é Jevandro Barros. Sou Engenheiro Mecânico, especialista em Gestão Empresarial, Mestre em Lean Construction e trabalho há 19 anos no mercado de Consultoria, Mentoria e Treinamentos. Morei pelo período de 10 anos na Alemanha, onde tive a oportunidade de trabalhar em diversos mercados, para dezenas de empresas em mais de 27 países.

Em 2011 abri o IOpEx, o Instituto da Excelência Operacional, que tem como principal missão apoiar Empresas, Empresários, Gestores e Futuros Empreendedores a melhorarem a sua Performance Profissional, bem como a Performance de seus Processos e Colaboradores.

Desde o início o IOpEx estive envolvido em vários projetos de mercados distintos, principalmente o da Construção. Estivemos presentes em obras dos mais variados tamanhos e projetos de pequeno, médio e grande portes, como vocês podem conferir nas imagens abaixo.

No setor da Construção, realizamos projetos em parceria com empresas como Andrade Gutierrez, Odebrecht, Engevix, Carioca Engenharia, Invepar, TRX, OAS, Hochtief, Integra, entre outras. Em todos eles os principais focos sempre estiveram atrelados a: Redução de Custos, Redução dos Prazos Intermediários e Final, Aumento da Performance dos Processos, Aumento da Produtividade dos Colaboradores e Equipamentos, Redução de Estoques, Melhoria da Logística, Melhoria dos Processos Administrativos e de Apoio, entre outros.

A partir de então, e com o apoio de parcerias Internacionais como do Lean Construction Institute dos USA e do IIM (Institute fuer Innovation und Management) da Alemanha, desenvolvemos novas metodologias e ferramentas e pudemos estar sempre à frente no que tange a novidades que pudessem ser implementadas na prática aqui no Brasil.

Com o passar do tempo desenvolvemos um Modelo de Excelência Operacional & Lean Construction, contendo metodologias e ferramentas, bem como um Sistema de Produção específico, que atualmente pode ser implementado em qualquer tipo de Obra. Este foi um salto e tanto para o setor, pois muitas empresas puderam se beneficiar de todo este arcabouço de materiais, implementá-lo em suas obras e obter resultados concretos em seus Projetos.

Em 2014 escrevi meu primeiro Workbook, de uma série de 8, os quais serão lançados aos poucos no mercado.

Este Workbook foi também um marco para o mercado em termos de Excelência Operacional & Lean Construction, pois foi o 1o Workbook a ser lançado em todo mundo sobre o tema. Tivemos a honra de receber uma homenagem muito importante em 2017, no Congresso de Lean Construction da Alemanha, em Karlsruhe, pelo Lean Construction Institute da Alemanha, com o Prêmio de Inovação Metodológica com a metodologia Programação do Takt. Uma grande honra para nós.

Atualmente tenho focado pessoalmente, através do meu Processo de Mentoria Consultiva, em apoiar Empresários, Gestores e donos de Construtoras, dos mais diversos mercados da Construção, a melhorarem a sua Performance como Líderes e Gestores, bem como de seus Processos, Colaboradores e Projetos, sempre com foco em temas ligados à Excelência Operacional & Lean Construction.

Desenvolvi e tenho formado também diversos Experts através do meu Programa de Excelência Operacional & Lean Construction. Ele tem sido ministrado tanto no IOpEx, em nosso escritório de Taubaté, quanto dentro das Empresas-Clientes.

A partir de hoje estarei com vocês aqui na Construliga, trazendo Artigos, Posts e muitas novidades sobre diversos temas ligados ao mundo da Excelência Operacional & Lean Construction.

Minha intenção é fazer deste um Canal vivo e constante, podendo interagir com todos vocês, seja trocando experiências, bem como através de um contato pessoal, uma Palestra ou mesmo um Projeto na sua Empresa.

Espero poder contribuir de alguma forma e cada vez mais com a Indústria da Construção, setor este que cresce a cada dia e que possui ainda muito potencial de melhoria.

 

Um forte abraço,

 

Jevandro Barros

Diretor – Grupo IM & IOpEx

Artigo anteriorConsiderações sobre a variável Lucro nas fórmulas do BDI
Próximo artigoA origem e evolução do Lean Construction
Diretor Geral e proprietário do IOpEx Brasil – Mentoria, Consultoria e Treinamentos Engenheiro Mecânico - Universidade Federal de São João del Rey - MG Mestre em Lean Construction - Karlsruhe Institute of Technology da Alemanha MBA – Gestão e Sist. de Produção Ind. Automotiva - Universidade Federal do Rio de Janeiro Especialista em Operational Excellence - Institut fuer Innovation und Management GmbH- Alemanha Lean Construction Expert - The Associated General Contractors of America – USA Membro e Parceiro - Lean Construction Institute - USA Instrutor do Lean Expert Program - Lean Coaching - Alemanha Autor do livro – Lean Construction e Excelência Operacional – Sistema de Produção para Construção Projetos Lean e Excelência Operacional realizados em mais de 32 países envolvendo Américas, Europa e Asia Expertise em Novos Negócios, Construção Enxuta, Planejamento Estratégico, Gestão Empresarial, Serviços e Varejo

Receba por email, os melhores conteúdos da semana sobre Construção!