fbpx
Início Arquitetura O futuro da luz é a saúde

O futuro da luz é a saúde

A iluminação interfere tanto na vida das pessoas a ponto de ser uma das responsáveis pela depressão

0

De uma coisa do futuro da luz podemos ter certeza, qualquer projeto que fizermos hoje, em 10 anos estará obsoleto.

Se você me perguntar hoje se um projeto de iluminação compete a um arquiteto eu teria dúvidas para responder, porque hoje, um projetista de iluminação sem as bases biológicas necessárias ao entendimento do que é o ciclo circadiano, e qual a influencia da luz artificial no ser humano, não está apto à profissão de Lighting Designer.

Será que o nosso cliente de hoje, está preocupado com a saúde? Será que ele entende que um sistema de iluminação inadequado pode prejudicar seu sono, e por consequência, prejudicar a sua saúde? Será que o prefeito da sua cidade, o governador do estado, os vereadores, os senadores, sabem que a poluição luminosa causada pelas cidades é responsável por maiores índices de câncer de mama e de próstata, além de causar outras desordens metabólicas?

Precisamos colocar estes temas nas pautas das cidades. As pessoas sabem como a iluminação influencia a sua vida? A maioria não faz ideia da importância da iluminação.

Devemos considerar como vivíamos em nossas bases comportamentais, e que até 100 anos atrás não havia a luz artificial, então como fazíamos? Muita iluminação natural durante o dia e luz do fogo de nossos fogões ao anoitecer.

Devemos, portanto estimular o uso da iluminação natural durante o dia (zenital) e considerar uma iluminação indireta, mais difusa e menos agressiva durante o período noturno, além de respeitar o ciclo escuro, diminuir a iluminação das cidades em períodos menos ativos, utilizar a tecnologia a nosso favor, trabalhar em prol controles de presença, controles inteligentes e dimerização, pois a automação da iluminação das cidades pode ser uma grande aliada aos problemas enfrentados perante a crescente poluição luminosa. Em suma, toda criança deveria estudar o ciclo circadiano na escola, conhecer seu corpo e sua produção hormonal e os efeitos da luz natural e artificial em nossa vida. A iluminação interfere tanto na vida das pessoas a ponto de ser uma das responsáveis pela depressão.

O que devemos fazer?

Precisamos investir cada vez mais em educação, não recebi conhecimento sobre iluminação em minha escola, nem em minha graduação em arquitetura, o que foi uma grande perda de tempo, entrei em contato com o tema na especialização em iluminação, atualmente compartilho com meus alunos minhas pesquisas, mas é pouco, porque são alunos de pós graduação e especialização na área de arquitetura ou design de interiores.

Precisamos investir mais em pesquisa acadêmica, é muito importante para a evolução do comportamento humano. Custa caro, sim, tecnologias custam caro, conhecimento custa caro, mas países desenvolvidos tem seguido essa receita, na Suécia, por exemplo, existe um sistema de iluminação natural, o Parans Light System, que leva a luz do sol para dentro das edificações, são sistemas integrados com captação da luz e distribuição por fibras óticas, o sistema é integrado com sensores de luz e automação e iluminação led nos horários em que não há luz natural. Há benefícios? Muitos, a luz do sol é a melhor de todas, e é grátis, sem manutenção. Com o tempo, e em tempo, novas tecnologias ficam acessíveis.

E o que devemos esperar para o futuro da luz? Luz solar? Sim e outras pesquisas virão, novas tecnologias, nosso conhecimento é muito limitado. Por mais que se estude, é impossível saber tudo o que é necessário, portanto, precisamos estar abertos à troca de experiências, a dividir o conhecimento para somar. Pesquisar, ler, debater novos assuntos.

O futuro da luz é colaborativo, e o futuro é tecnologia limpa, o futuro não é o commodities como o Brasil conhece hoje, o futuro da luz é bem melhor que isso.

Iluminação é um assunto muito importante, ela afeta diretamente à sua saúde.

Artigo anteriorO que fazer primeiro: instalar a bancada ou fazer o revestimento?
Próximo artigoE-Book: Saúde e bem-estar em edifícios através da certificação fitwel
Silvia Maria Carneiro de Campos, natural de São Paulo, onde reside, atua no mercado de iluminação LED desde 2008, arquiteta especialista em iluminação LED, com Pós Graduação em Iluminação e Design de Interiores e Master em Arquitetura & Iluminação. É titular do escritório IRIS um olhar para o futuro, e atua como Consultora de Negócios, inteligência estratégica e Relacionamento à industrias de iluminação, oferecendo atendimento técnico aos arquitetos e especificadores luminotécnicos em Projetos com tecnologia LED e Projetos Luminotécnicos de diversos seguimentos. Também dá aulas de iluminação em cursos de Pós Graduação. Certificada em Acessibilidade pela SMPD-SP foi colaboradora no CB-40 comitê de acessibilidade na revisão da ABNT 9050/15 e do comitê CB-03 COBEI da ABNT, onde participou da revisão das normas ABNT 5101 (Iluminação Pública) e 5413 (Iluminação de ambientes de trabalho, atual ABNT ISO/CIE 8995-1). Atualmente é colaboradora do grupo de projetos luminotécnicos da Comissão de Estudo Especial Modelagem da Informação da Construção (BIM) – Grupo de Trabalho sobre Componentes BIM ABNT/CEE-134

Receba por email, os melhores conteúdos da semana sobre Construção!