fbpx
Início Construção Estrutura O que é Graute?

O que é Graute?

0

É uma argamassa fluida utilizada para preenchimento de um vazio.

Embora os grautes sejam compostos de materiais parecidos a argamassas comuns do concreto ele se diferencia pela mistura dos componentes e pelo desempenho que ele deve apresentar.

O graute tem algumas características que diferem de outros concretos. Algumas dessas características são Consistências fluidas, altas resistências iniciais a finais e expansão controlada.

As características que esse tipo de micro-concreto tem, nos da algumas vantagens em relação a outros tipos de concreto, como a facilidade em preencher pequenos vazios ou cavidades, como exemplo, peças que tenham uma grande concentração de ferro ou armadura sem deixar vazios entre a armadura e o concreto, agilidade na execução, uma maior proteção contra corrosão de armaduras (destacando-se principalmente no reparo de armaduras expostas), melhor desempenho das peças que sofrem condições de uso severas.

Suas aplicações normalmente são destinadas ao preenchimento de vazios confinados ou de difícil acesso. Por se tratar de cavidades estreitas ou locais com concentração de obstáculos como armaduras, tubulações, etc. Sua característica fluida permite o total preenchimento dos espaços vazios.

A alta resistência inicial permite que a as formas sejam retiradas com um menor prazo assim possibilitando maior velocidade em processos que demandem grandes esforços em pequeno espaço de tempo.

A expansão controlada permite manter o volume da peça ou reparo após a cura da peça.

O graute é utilizado também na alvenaria estrutural, serve para preencher as cavidades dos blocos onde são acomodadas as armaduras verticais e as amarrações das paredes, nesse caso, tem como fôrma a própria alvenaria.

Hoje o graute é utilizado principalmente em reparos de estruturas, obras novas feitas pelo sistema construtivo de alvenaria estrutural e em obras industriais como base para maquinas pesadas.

Existem também outros tipos de grautes como os grautes minerais de alto desempenho para uso subaquático, como em pontes, eclusas, barragens e em áreas de cais.

O mercado oferece diversas marcas de produtos com características diferentes para cada situação.

Graute

 

O Graute para Alvenaria Estrutural

O graute para alvenaria estrutural tem certas características diferentes de outros grautes devido a sua função e de sua necessidade. O graute pode ser fino (cimento + areia) ou graute grosso (cimento + brita + areia). Essa diferença pode chegar a aumentar a área útil em cerca de 50% e aumentar de resistência na ordem de 30 a 40%.

Os dois tipos de graute devem apresentar uma boa fluidez, boa coesão, boa aderência, resistência à compressão maior que a do bloco utilizado na parede, baixa contração. Nunca utilize Cal na mistura para prevenir problemas de resistência e retração.

As características desses grautes devem ser definidas em projeto junto ao engenheiro que fez os cálculos da alvenaria. Uma observação importante é sempre limpar os septos dos blocos que serão grauteados.

 

Receba por email, os melhores conteúdos da semana sobre Construção!