fbpx
Início Gestão Orçamento da obra: como acertar na estimativa de gastos?

Orçamento da obra: como acertar na estimativa de gastos?

Confira dicas para que você aprenda a lidar com a construção da sua casa sem gastar exageradamente no seu orçamento da obra

0

Realizar a elaboração do planejamento de uma construção é uma tarefa que exige vários pontos a serem analisados, pontos esses  vão desde a definição do espaço disponível até a quantidade de materiais e trabalhadores que são importantes para a execução e orçamento da obra.

Embora não seja uma tarefa extremamente complicada, planejar é uma das partes mais importantes para quem deseja construir ou reformar seu imóvel.

O planejamento é responsável por impedir gastos em excesso, além de estabelecer um cronograma para que a obra seja finalizada dentro do prazo e mantendo a qualidade que se espera.

Pensando em tudo isso, separamos este conteúdo com algumas dicas para que você aprenda a lidar com a construção da sua casa sem gastar exageradamente. Confira!

Defina o objetivo da construção

Sem saber o que fazer a construção certamente vai ser um problema que, ao ser finalizada, vai ter custado mais que o necessário, por isso, é muito importante definir o objetivo da obra.

Pense se você comprar móveis de madeira rústica que são muito grandes, sem saber se a sua casa consegue comportar e depois não conseguir usar para nada. Quando pensado de forma eficaz, se torna um gasto que poderia ser evitado com certo planejamento.

Por conta disso antes de qualquer passo é preciso analisar a reforma, pesquisando várias referências e criando uma projeção do seu objetivo em relação às possibilidades no seu imóvel.

Não definir de maneira prévia os passos a serem dados é um dos grandes problemas de gastos nas construções domésticas. Os moradores têm uma primeira ideia e no decorrer do caminho vão mudando, querendo remover uma parede ou construir algo diferente.

Com isso, além de prolongar o tempo da obra, os custos com materiais e pedreiros crescem e podem até sair do controle a um nível que vai poder gerar a suspensão da reforma.

Divisão da construção

Algo que pode ajudar muito no planejamento e orçamento da obra é a criação de um cronograma. Em especial, quando se trata de uma construção na sua casa, a obra precisa seguir etapas, como iniciar pelos quartos, depois cozinha e finalizar no banheiro.

Esse cronograma é uma forma de preparar o orçamento separando quanto será gasto em cada cômodo, além de planejar os “transtornos” de toda obra. Sujeiras e cômodos que não poderão ser acessados precisam ser previstos.

Para aprimorar o seu conhecimento em relação aos prazos e te auxilia a definir corretamente os custos, profissionais devem ser consultados.

Além de serem os únicos que sabem aquilo que pode ou não ser feito para evitar danos em estruturas, essa consulta é a oportunidade de realizar um bom orçamento. Por isso, faça vários e não tenha pressa em iniciar a construção.

Pesquise os materiais e mão de obra

Agora que definiu tudo o que quer fazer e estabeleceu um cronograma com a ajuda de profissionais, chegou o momento de realizar as compras dos materiais e contratar os profissionais que darão conta da sua construção.

Nessa etapa, por conta do número de orçamentos que foi feito, os profissionais devem ter passado uma base dos materiais gastos ao longo da obra.

A questão é que, sem pesquisar, você perde a chance de economizar com diversos produtos. Por isso, pesquise bastante em lojas de construção e pela internet antes de sair comprando todos os itens da lista.

Busque por cada um, desde a areia, tijolos, cimento, componentes e tubo galvanizado, portas, molduras para as janelas, tintas, pedreiros e etc.

Todo gasto que for relacionado à construção deve ser medido e pesquisado para que, no momento que fechar e iniciar a obra, você garanta que conseguiu os melhores preços.

É possível reformar e gastar pouco

Uma vez que chegamos até aqui e vimos todos esses tópicos para ajudar na sua construção, o que achou das dicas dadas ao longo deste conteúdo para ajudar no seu orçamento da obra?

Se esses passos forem seguidos, além de fazer uma boa obra e conseguir bons resultados, você vai poder economizar e otimizar seu orçamento, melhorando sua casa sem gastar de uma forma excessiva.


Esse artigo foi escrito por Fernanda Silva, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

Receba por email, os melhores conteúdos da semana sobre Construção!